Conselho de pesca de Urucurituba discute conflito nos lagos da região

Reunião realizada na comunidade tratou da pesca predatória, caça de pato selvagem e regularização fundiária

No encontro do Conselho Regional de Pesca do PAE de Urucurituba e as  entidades ligadas ao Meio Ambiente foi discutida a entrega dos Contratos de Concessão de Uso - CCUs, que deve ocorrer no mês de maio. 

Os representantes das comunidades estão preocupados com a habilitação das famílias, porque um número significativo não está dentro dos critérios exigidos pelo INCRA e SPU.

Outro assunto que tem preocupado os associados da Z 20 são os conflitos na região, sobretudo  nos lagos do Pacoval e Aramanai. Nessas áreas tem acontecido intensa pressão pesqueira. Além disso, a matança de patos selvagens e a presença de búfalos nas áreas de anigais e lagos vem danificando o ecossistema local, e colocando em risco a vida dos ribeirinhos.

Segundo o diretor da colônia de pescadores Z-20 Jucivaldo Pereira os problemas tem preocupado a entidade e as instituições parceiras devido as consequências das mudanças e o descaso de alguns órgãos do governo que tem prejudicado inclusive no pagamento do seguro defeso. Como encaminhamento a coordenação do Conselho vai elaborar um documento dirigido aos órgãos competentes na resolução destes problemas.

Integraram a rodada de discussões na  comunidade Piracauera de Cima - Região do Urucurituba,  pescadores, Semma, Instituto de Pesquisa da Amazônia/Baixo Amazonas (Ipam/BAM), Colônia de Pescadores de Pescadores Z-20, Sapopema e Ufopa,

A notícia é resultado de uma série de encontros, um deles ocorreu no dia 22 de janeiro e pode ser acessado no link: http://www.sapopema.org/noticias/2018/1/22/incra-recebe-comisso-de-moradores-de-urucurituba-para-tratar-do-cc