Mais de quatro toneladas de lixo são retiradas do rio Tapajós em Santarém

Ação ‘Lagos Limpos, Peixes Saudáveis’ foi promovida no dia mundial da água. Mais de cem pessoas, dentre pescadores e pescadoras, lideranças e pesquisadores removeram resíduos dos lagos Juá, Papucu, Mapiri e Maicá

O dia mundial da água em Santarém foi um alerta dos pescadores e pescadoras: precisamos de água limpa para manter os peixes saudáveis. Um estudo realizado em 2022, identificou que a presença de resíduos sólidos urbanos no município está ocasionando a contaminação dos aquíferos da região. 

Preocupados com esse cenário, pesquisadores, coordenadores dos núcleos de pesca da Colônia de Pescadores Z-20 e parceiros, realizaram a ação ‘Lagos Limpos, Peixes Saudáveis”. A coleta ocorreu no dia mundial da água e promoveu a retirada do lixo dos lagos Juá, Papucu, Mapiri e Maicá.

Em 34 bajaras, os pescadores encontraram eletrodomésticos, garrafas e sacos plásticos, vidro e tantos outros objetos prejudiciais ao rio e para os peixes. “Muito copo descartável, vidro, pedaço de ferro madeira. De um a dez, uns quatro têm consciência de trazer seu descartável e levar de volta”, contou o pescador José Luiz Rodrigues. 

O pescador Ladenilson Teixeira ficou impressionado com a quantidade de materiais encontrados entre matas ciliares. “O coletor de lixo passa bem aí, mas eles preferem jogar no rio do que deixar no local correto. Isso aí causa muito problema pro peixe, para população que toma banho né, deveria tomar banho numa praia dessa bonita né. Mas a gente só encontra sujeira aqui né”, relatou. 

O dia mundial da água alerta é marcado por reflexões e chamados sobre a escassez do recurso hídrico. A ação é uma iniciativa da Sapopema, Colônia de Pescadores Z-20,  Mopebam e Semma, com apoio do Projeto Águas do Tapajós/TNC e Saberes. 

Buscamos despertar a conscientização das pessoas que trafegam por esses lagos, afinal nossos rios são as nossas estradas. E também de preocupação com a qualidade com que esses lagos se encontram. Ao final do dia, foram recolhidas 4,5 toneladas de lixo que são lagos onde retiramos água e peixes para o consumo”, comentou a coordenadora da Sapopema, Wandicleia Lopes. 

Para o coordenador do Mopebam, Manoel Pinheiro, a ação se alinha à preocupação da entidade, no que tange à conservação dos ambientes de pesca. “Ficamos muito agradecidos de fazer parte dessa parceria neste dia mundial das águas, chamando atenção da população, sobre a importância do zelo pelo rio, da água para nossa sobrevivência, desse recurso para o equilíbrio do ecossistema. Nós pescadores estamos em sintonia com o rio. Essa ação vem para fazer esse alerta”.

Edinaldo Rocha, da direção da Colônia de Pescadores Z-20 esclareceu que graças ao envolvimento dos associados da instituição, o evento atingiu seus objetivos e foi um sucesso: “A ação de hoje foi muito importante para nós pescadores, população e meio ambiente. Zelar pelo meio ambiente é muito importante”. 

Fotos: Samela Bonfim, Elizabete Matos e Raik Pereira