Oficina discute implementação de aplicativo para gestão da pesca no Baixo Amazonas
/Quinta oficina do projeto implementado pela Sapopema e Projeto Saberes/Bonds/Psiop foi realizada na região onde está sendo discutida a regulamentação do acordo de pesca, envolvendo municípios de Santarém, Juruti e Óbidos e a participação das Colônias de Pescadores, Conselhos de Pesca e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais;
Na sexta-feira (29/04), pescadores, agricultores e extrativistas que atuam na região do Lago Grande e Arapixuna participaram do quinto encontro de elaboração da metodologia, que inclui o mapeamento participativo para contribuir com as ações de conservação da pesca. Na proposta há a implementação de um game ‘Pescaviva’, onde pesquisadores e pescadores se reúnem para mapear áreas, debater dinâmicas dos peixes e uso dos apetrechos de pesca. Para que o jogo se aproxime da realidade, as lideranças comunitárias desenharam mapas que demonstram as características dos ambientes de várzea.
“A oficina é a continuidade da construção coletiva com as lideranças dos pescadores do Lago Grande e Arapixuna sobre o jogo pesca viva e também a trabalhar no processo do acordo de pesca, tanto do Lago Grande quanto da aplicação do ‘Pesca viva’. Nesta sexta, 29, o foco foi os acordos de pesca, como incluir a temática dos acordos dentro do jogo. Foi bem interessante o debate, a reflexão que eles fizeram do processo que eles estão vivenciando de revisão dos acordos e de incluir para levar posteriormente para a comunidade” - ressaltou Neriane Nascimento, pesquisadora do projeto.
Este novo encontro foi uma continuidade do realizado em 21/01 e 18/02. Nesta etapa participaram representantes das Colônias de Pescadores de Santarém, Óbidos e Juruti, FEAGLE, STRRs, SAPOPEMA, MOPEBAM, Bonds e Conselhos de Pesca do Lago Grande e Arapixuna.
O tabuleiro construído em cartolinas pelos pescadores, será um direcionamento para o protótipo do jogo que será digitalizado. Para Antônio José Bentes, da coordenação da Sapopema, a oficina dialoga com o processo de regulamentação do acordo de pesca da região do Lago Grande e Arapixuna. As duas regiões estão na expectativa do reconhecimento do acordo de pesca, a partir da publicação no Diário Oficial do Estado em junho de 2021, do Decreto Nº 1.686, de 29 de junho de 2021, que estabeleceu critérios para a formalização dos acordos de pesca em comunidades pesqueiras. Neste mês, ambas regiões receberam notificação da Semas sobre os passos necessários para a homologação do instrumento.
Fotos: Elizabete Matos/Mopebam