Seminário de Apresentação do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Pesca no Baixo Amazonas será nos dias 11 e 12 de Dezembro

Documento servirá como instrumento de gestão socioambiental para o ordenamento do recurso pesqueiro e implementação de políticas públicas para fortalecer a atividade na região de várzea.

Em dois dias o evento reunirá cerca de 200 representantes de entidades ligadas a pesca, estudantes, pesquisadores e integrantes do poder público para debater a situação da pesca e piscicultura nos onze municípios da calha norte do Pará.

No primeiro dia, serão feitas quatro palestras com os respectivos temas e palestrantes: “As mudanças na política fundiária para Amazônia” - Prof. Dr José Benatti (NAEA/UFAPA); “Contexto histórico e Diagnóstico da Pesca e Piscicultura no Baixo Amazonas” – Prof. Dr David McGrath e Prof. Dr Diego Zacardi; “Perspectiva da pesca artesanal na ótica dos movimentos dos pescadores”- (Movimento Nacional dos Pescadores e Comissão Pastoral da Pesca); “Política da pesca artesanal na Amazônia e seus desafios” – Prof. Dr Urbano Lopes.

Após o intervalo, participantes integrarão grupos para discutir os seguintes temas: Co-Manejo Pesqueiro, Regularização fundiária, Assistência Técnica Manejo Integrado, Cadeia produtiva da pesca/ Cadeia Produtiva do pirarucu manejado, Incentivos Econômicos, Infra-estrutura, Piscicultura e Pesca integrada, Monitoramento Regional Participativo.

Na Terça (11) será realizada uma plenária para socialização dos grupos. O objetivo do encontro é aprovar uma minuta do plano para servir de instrumento na consolidação de um pacto em torno da pesca sustentável na região do Baixo Amazonas.

O documento vem sendo elaborado de forma participativa para fortalecer os processos de ordenamento do recurso pesqueiro para auxiliar na implementação de políticas públicas para a pesca artesanal.

Devido a suspensão do pagamento do seguro defeso e a portaria do defeso em 2015, pesquisadores e pescadores realizaram o seminário “Desenvolvimento da Pesca na Várzea do Baixo Amazonas”.

A partir do evento, foi deliberada a necessidade de construção de um diagnóstico da pesca para subsidiar a elaboração de um instrumento de gestão pesqueira. O documento começou a ser elaborado em conjunto com a Universidade Federal do Oeste do Pará  - UFOPA, Movimento dos Pescadores do Baixo Amazonas (MOPEBAM), Conselho de Pastoral do Pescadores (CPP) e Colônia de Pescadores Z-20.

Serviço

Quando: 11 e 12 de Dezembro

Onde: Centro de formação Emaús, Rodovia Santarém/Curuá una

Programação:

Segunda (11/12)

7:00 Credenciamento

8:00 – Café da manhã

8:30 – Abertura

8:40 – Formação da mesa (SAPOPEMA, MOPEBAM, PREFEITURA, SPU e INCRA)

Painel de Debate Desenvolvimento Sustentável da Pesca e Piscicultura:

9:10 - As mudanças na política fundiária para Amazônia - Prof. Dr José Benatti (NAEA/UFAPA)

10:00 - Contexto histórico e Diagnóstico da Pesca e Piscicultura no Baixo Amazonas – Prof. Dr David McGrath e Prof. Dr Diego Zacardi

11:00 - Perspectiva da pesca artesanal na ótica dos movimentos dos pescadores - (MNP, CPP).

12:00 - - Política da pesca artesanal na Amazônia e seus desafios – Prof. Dr Urbano Lopes

12:30 – intervalo/almoço

14:00 – Trabalho em grupos com rodadas de discussão através da técnica do mercado de informações.

1.         Co-Manejo Pesqueiro

2.         Regularização fundiária

3.         Assistência Técnica Manejo Integrado

4.         Cadeia produtiva da pesca/ Cadeia Produtiva do pirarucu manejado

5.         Incentivos Econômicos

6.         Infra-estrutura

7.         Piscicultura e Pesca integrada

8.         Monitoramento Regional Participativo

18:30 – Encerramento das discussões em grupos.

19:30 – jantar

20:00 – noite cultural

Terça (11/12)

07:30 – café da manhã

08:00 – Plenária para socialização dos grupos

09:45 – intervalo / lanche

10:00 – Continuação da plenária para socialização dos grupos

12:00 – encerramento

12:30 - almoço