Piracuí poderá ser reconhecido por Legislação Federal através de decreto do MAPA
/Comissão do Ministério da Agricultura (MAPA) visitou a cidade de Prainha que é reconhecida em todo o estado como a maior produtora de piracuí. Atualmente o alimento não é reconhecido por legislação federal produzido de forma artesanal e por isso a comercialização e exportação são prejudicadas
Desde terça feira os técnicos do Ministério estão conhecendo a produção artesanal do piracuí na comunidade Menino Deus no Anema - município de Prainha. A visita técnica foi feita por Fabiana Thomé da Cruz (engenheira de alimentos), Carlos Roberto de Castro (Médico veterinário e auditor federal), Rodrigo Lopes de Almeida (Zootecnista PHD em produção animal, Auditor fiscal agropecuário e chefe da divisão de produção artesanal e Agroextrativismo) do Ministério da Agricultura de Brasília e contou com a presença do Sociólogo e Coordenador da Sociedade Para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente – Antônio José Bentes.
Bentes destacou a finalidade das visitações: “A atividade foi realizada em parceria com Ministério da Agricultura (MAPA), Prefeitura de Prainha, Colônia de Pescadores Z31 e a Comunidade do Anema. O objetivou foi discutir o processo de regulamentação do piracui como alimento e atividade artesanal de pescadores na região do Baixo Amazonas. A Sapopema participou como parceira desse processo. A regulamentação do Piracui faz parte da estratégia de fortalecimento da pesca artesanal no Baixo Amazonas”- explica.
A Divisão de Produção Artesanal e Agroextrativismo do Ministério da Agricultura deve publicar nos próximos dias um decreto que deverá incluir o piracuí como produto alimentício produzido de forma artesanal, com isso possibilitará a comercialização entre instituições, como escolas que tem interesse em incluir o produto no cardápio da merenda escolar. A Prefeitura Municipal de Prainha, Colônia de Pescadores e Organização local dos produtores de piracuí tem a responsabilidade de caracterizar o produto e os produtores para subsidiar o MAPA. A comunidade Menino Deus do Anema possui experiência bem sucedida com área de manejo comunitário do acari.
| Por Ascom Sapopema