Mortes e invasões preocupam moradores de Ituqui. Ribeirinhos foram recebidos pela Semma
/Na manhã desta segunda (07) representantes da comunidade localizada às margens do Rio Amazonas foram recebidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente no auditório do Ciam para tratar dos crimes
A pedido dos moradores, o Conselho Regional de Pesca do Ituqui em parceria com a direção da Colônia de Pescadores Z20 protocolou no dia 12 de abril deste ano um documento na Secretaria solicitando uma audiência entre o órgão municipal e os representantes. No documento citaram casos que tem preocupado a comunidade, como os frequentes conflitos gerados pela invasão de desconhecidos em áreas com acordos de pesca definidos.
Armados, muitos entram nos lagos para praticar a pesca predatória e furtar gado da região. Em 2016, em confronto com a polícia militar que recebeu denúncias do roubo de gado na região, cinco homens morreram na troca de tiros com a guarnição.
À época, de acordo com a PM tudo ocorreu na noite de quinta (19/05/2016) quando a guarnição que foi apurar a denúncia, percebeu uma embarcação que estaria transportando os animais levados de uma fazenda na comunidade São Benedito, na região do rio Ituqui. Os suspeitos teriam atirado na lancha da polícia e foram baleados.
Três dos cinco suspeitos foram identificados: Natalino Lopes, de 22 anos, Elvis Correa Miranda, de 38 e Antônio Sousa da Silva de 39 anos.
Outro episódio, este ocorrido na região do Lago do Maicá, envolvendo um pescador que foi morto a tiros enquanto realizada a pescaria preocupa os moradores da comunidade Ituqui que fica próxima a Santarém. O nome da vítima não foi revelado.
O pedido dos moradores é que as fiscalizações sejam rigorosas e aconteçam com frequência nos lagos com incidência de invasões e conflitos devido a pesca predatória com arrastão.
Na reunião realizada no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental a Secretaria de Meio ambiente, Vânia Portela, disse que “vai fazer um cronograma de finalização na região do Ituqui” e que participará da reunião dos coordenadores de pesca da Z-20, no dia 15 de maio para ouvir os pescadores sobre a invasão dos Lagos em Santarém.
Enquanto a nova reunião não ocorre, os ribeirinhos continuam realizando de forma voluntária fiscalizações nos lagos.