Seminário de Desenvolvimento Sustentável da Pesca Manejada e Piscicultura na Amazônia será nos dias 21 a 22 de junho no Marco em Belém
/A situação da pesca e piscicultura na Amazônia vem se agravando ao longo dos anos devido a falta de monitoramento. estatística pesqueira e ausência de políticas públicas para a pesca artesanal que acentua a crise no setor.
Os esforços para construção de um novo modelo de desenvolvimento da região fazem parte da história dos diferentes segmentos que formam a Amazônia. Junto com esse processo muitas instituições ligadas a pesca tem procurado promover um amplo processo de diálogo e pactuação de políticas públicas visando a sustentabilidade sócio-econômico-ambiental das regiões e com envolvimento da sociedade civil organizada, governos estaduais e municipais.
Neste sentido será realizado nos dias 21 e 22, quinta e sexta, respectivamente, o Seminário de Desenvolvimento Sustentável da Pesca Manejada e Piscicultura na Amazônia. A intenção é avaliar a situação atual da pesca e piscicultura, identificando oportunidades e gargalos para o seu desenvolvimento, bem como conhecer experiências relevantes dos estados amazônicos e definir diretrizes para uma estratégia de desenvolvimento integrando a pesca manejada e a piscicultura em todo o Estado.
Em dois dias o evento reunirá cerca de 60 representantes de entidades ligadas a pesca, estudantes, pesquisadores e integrantes do poder público para debater a situação da pesca e piscicultura em toda a região amazônica. Confirmaram presença Associação Peixe BR, Museu Goeldi, Secretarias de Meio Ambiente dos estados do Pará e Amazonas, Piscicultura de Peixes Nativos no Mato Grosso, Instituto Mamirauá, Instituto Peabiru, dentre outros.
O evento é uma realização da Sociedade Para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente – Sapopema, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca – Sedap e Earth Innovation Institute com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia – Sedeme, Norad e Tinker Foudantion Incorporated.
O presente evento traz os seguintes debates ordenados a partir dos eixos estratégicos de ação para o território: Governança Regional, Competitividade Econômica, Formalização da Cadeia de Valor do Pescado, Parcerias entre produtores de pescado e empresas, Financiamentos, Incentivos Econômicos e Mercado.
Serviço
Quando? 21 e 22 de junho de 2018
Onde? Auditório da CNBB, localizado na Trav Barão do Triunfo- Marco, Belém Para
Quem? 60 representantes de entidades ligadas a pesca, estudantes, pesquisadores e integrantes do poder público para debater a situação da pesca e piscicultura em toda a região amazônica