Famílias de Tapará Miri participam de capacitação para gestão da água

Etapa marca o início dos trabalhos na comunidade de várzea beneficiada pelo Programa Cisterna. Oficina realizada em dois dias prioriza a qualidade de vida dos moradores com conhecimentos de gestão da água e saúde ambiental;

Oficina realizada em Tapará Miri. Foto: Diego Campos.

Oficina realizada em Tapará Miri. Foto: Diego Campos.

Históricos de infecção por água marcam negativamente a vida das populações ribeirinhas que utilizam a água que traz consigo em períodos da cheia e vazante microrganismos prejudiciais à vida humana. Saber como usar a água e como trata-la é fundamental para todos, sobretudo para quem mora nessas áreas.

Uma das premissas do Programa Cisterna, é levar para as populações que vivem em locais isolados, qualidade de vida com água potável e saneamento básico. Mas também, possibilitar que as construções sejam participativas e promovam conhecimento necessário para transformação de realidade.

No período de 19 e 20 de julho, moradores de Tapará Miri localizada na várzea de Santarém participaram do Curso de Gestão da Água e Saúde Ambiental. “O objetivo é orientar as famílias que vão receber os sistemas pra quando for entregue, saibam como usar a água da melhor forma possível sem desperdiçar, e como evitar doenças com práticas de higiene pessoal e cuidado com a água. Evitar doenças que são clássicas da falta de higiene” – contou a bióloga da Sapopema – Poliane Batista, responsável pelo curso.

Comunidade Tapará Miri. Foto: Samela Bonfim.

Comunidade Tapará Miri. Foto: Samela Bonfim.

Durante a capacitação, os moradores receberam orientações de como realizar a limpeza dos banheiros, higienizar as caixas d'agua e saber como prevenir doenças associadas as práticas do consumo inadequado. Participaram do curso 60 pessoas que representam as 56 famílias beneficiadas na comunidade. As construções devem iniciar ainda neste trimestre, conforme o nível do rio baixar.

Programa Cisterna

Em maio de 2018 foi feita a assinatura do programa que faz parte da chamada pública do Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Social do Programa Nacional ‘Cisterna’ de apoio à captação de água da chuva e outras tecnologias sociais de aceso à água.

O objetivo do Cisterna é realizar ações de captação de água e promover saneamento, uma vez que os moradores dessas áreas contempladas, não tem nenhum sistema de abastecimento. Em Santarém o programa é coordenado pelo Projeto Saúde e Alegria e executado pelas Organizações Não Governamentais Sapopema, Asproc e Somec em diferentes regiões.

São parceiros: Colônia de Pescadores Z-20, Conselhos Regionais de Pesca da Região, Associações Comunitárias das Comunidades Beneficiárias e Semap.

Comunidade Tapará Miri no período da cheia. Foto: Samela Bonfim.

Comunidade Tapará Miri no período da cheia. Foto: Samela Bonfim.