Famílias de Costa do Tapará são selecionadas para Programa Cisterna

Seleção foi realizada durante reunião na sexta-feira (26) entre moradores e equipe técnica da Sapopema. Expectativa é de que serviços iniciem em Setembro quando o nível do rio baixar;

IMG-20190330-WA0011.jpg

Os moradores de Costa do Tapará estão mais perto de conseguir acesso à água de qualidade e saneamento através do Programa Cisterna. Quinze famílias serão beneficiadas pelo projeto na comunidade e foram cadastradas após a fase de diagnostico realizada pela equipe técnica da Sapopema.

Os serviços na região compreendem o Sistema Pluvial Multiuso Autônomo para captação de água da chuva e acesso à saneamento básico com a entrega de banheiros com vaso sanitário, pia e pia de cozinha.

As obras devem começar em setembro, quando o nível do rio baixar, paralelamente às construções em Tapará Miri e Costa do Tapará. Na região, serão entregues 86 tecnologias sociais, sendo 15 em Costa do Tapará e 15 em Santa Maria e 56 sistemas comunitários em Tapará Miri – explicou a bióloga da Sapopema – Poliane Batista.

IMG-20190330-WA0026.jpg

Programa Cisterna

Em maio de 2018 foi feita a assinatura do programa que faz parte da chamada pública do Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Social do Programa Nacional ‘Cisterna’ de apoio à captação de água da chuva e outras tecnologias sociais de aceso à água.

O objetivo do Cisterna é realizar ações de captação de água e promover saneamento, uma vez que os moradores dessas áreas contempladas, não tem nenhum sistema de abastecimento. Em Santarém o programa é coordenado pelo Projeto Saúde e Alegria e executado pelas Organizações Não Governamentais Sapopema, Asproc e Somec em diferentes regiões.

São parceiros: Colônia de Pescadores Z-20, Conselhos Regionais de Pesca da Região, Associações Comunitárias das Comunidades Beneficiárias e Semap.