Empossada nova diretoria da Colônia de Pescadores Z-20
/Na manhã desta segunda-feira (26), os quatro novos diretores fizeram o juramento na sede da instituição. Também foram empossados 84 novos coordenadores dos núcleos de base da Colônia;
Após votação dos pescadores associados da instituição, foram eleitos para assumir a direção: João Pinto dos Santos – Diretor de Patrimônio, Pessoal e Finanças, Manoel Pinheiro dos Santos – Diretor de Meio Ambiente e Organização Social, Luzenildo Rocha dos Santos – Diretor de Assistência Social e Benilson Cardoso Rodrigues – Diretor de Relações Públicas e Cultura.
Os quatro que participaram do processo eleitoral e foram escolhidos pela maioria, tomaram posse na cerimônia realizada nesta segunda-feira (26.08). O novo processo eleitoral foi realizado em obediência à decisão do Juiz baseada na ação cautelar anulatória de nº 0000914/15.2018.5.08.0122 que suspendeu a eleição sindical da Colônia de Pescadores realizada em dezembro de 2018.
Desde 19 de junho de 2019 quando a sentença foi proferida, os pescadores estavam com dificuldade nos atendimentos de Seguro desemprego, Recurso do seguro defeso, Recadastramento das carteiras da SEAP, Emissão de carteira da Z-20, Documentos iniciais (NIT, CEI e PIS), Administração de feiras, da orla e do Uruará e Assinaturas de declarações.
Os novos diretores são associados da Colônia, naturais das comunidades ribeirinhas e destacaram os desafios que têm pela frente. “Os nossos direitos estão sendo lesados e esse já é o principal desafio pra nós, encarar, trabalhar em conjunto” – confessou o Diretor de Patrimônio e Finanças, João Pinto dos Santos.
Para o Diretor de Meio Ambiente e Organização Social, Manoel Pinheiro dos Santos a estratégia de combate a pesca predatória é necessária: “Pra organização a questão ambiental é muito importante pra nós e um desafio também fazer essa discussão de como a gente vai lidar com isso”.
O Diretor de Assistência Social, Luzenildo Rocha dos Santos reforçou a necessidade de parcerias para gerir a demanda da pasta. E o Diretor de Relações Públicas e Cultura, Benilson Cardoso Rodrigues destacou a necessidade de fé e sabedoria para conduzir os trabalhos.
Prestes a completar o centenário, a Colônia de Pescadores Z-20 passou por um momento de discussões internas profundas em termos de organização, lembrou o Coordenador da Sapopema, Antônio José Bentes. “É um momento importante primeiro para fortalecer a Colônia internamente e buscar os resultados que os pescadores precisam para se fortalecer nas lutas necessárias para conquistas dos direitos” – conclui.