Instrução normativa, Cisterna e Merenda Escolar são temas de Assembleia do Conselho de Arapixuna
/Encontro realizado neste sábado (24) reuniu lideranças das comunidades que compõem o Conselho de Desenvolvimento Sustentável da região do Arapixuna para debater assuntos relacionados ao meio ambiente, economia, organização comunitária e qualidade de vida;
Na comunidade Pinduri, participaram do encontro moradores de Jari do Socorro, Aninduba, Pinduri e Arapixuna. A assembleia abordou a prestação de conta do Conselho, os preparativos para a eleição da nova diretoria e a preocupação com a aprovação da instrução normativa.
Os moradores relataram o impasse no processo de homologação das IN's junto aos órgãos oficiais. Até então a informação que se tem é que o procedimento deverá ser feito pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado – SEMAS e não mais pelo Ibama como era realizado. Entretanto, o governo do Estado ainda está estudando como vai ocorrer esse processo de reconhecimento oficial dos acordos de pesca.
Durante o encontro, a Sapopema também aproveitou para esclarecer como será feita a implantação do Programa Cisterna na comunidade São José, localizada no PAE Arapixuna. O coordenador da Sapopema explicou que a previsão é que 30 famílias sejam beneficiadas pelo sistema em rede que compreende ligações de abastecimento de água via poço e que os serviços devem começar após a conclusão das obras em Santa Maria e Tapará Miri.
A comitiva do vereador Jandeilson Pereira participou da assembleia através do assessor Jucivaldo Pereira que anunciou aos comunitários a possibilidade de participarem do processo de fornecimento de alimentos para a Secretaria de Educação de Santarém. Um encontro foi marcado para cinco de outubro para que a comissão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) de Santarém possa explicar quais os procedimentos para que os produtores e pescadores possam participar dos editais.
"Pra gente foi uma surpresa muito boa porque as comunidades vão poder se mobilizar e se organizar. É uma expectativa muito grande pra gente ter um projeto desse na região" - contou o presidente do Conselho de desenvolvimento sustentável da região do Arapixuna, Raimundo Pereira.
Além da reunião realizada em 05/10, nesta data também será realizada a escolha da nova diretoria do Conselho com edição de presidente, vice presidente, tesoureiro, secretário, auxiliares e Conselho fiscal.