Famílias de Aracampina são selecionadas para Programa Cisterna na várzea
/Durante reunião realizada nesta manhã (25), moradores da comunidade localizada na região do Baixo Amazonas receberam informações sobre o programa e requisitos para integrar lista de beneficiários;
Mais famílias da região da várzea em Santarém serão beneficiadas com as tecnologias sociais de acesso à água na região amazônica. No encontro realizado no barracão da comunidade, os moradores de Aracampina receberam informações sobre o programa e quais requisitos para recebê-lo. Dentre as condições necessárias, participar ativamente do processo de construção e das capacitações para manutenção e uso adequado da água.
Segundo a bióloga da Sapopema, Poliane Batista, responsável pelo monitoramento das obras de responsabilidade da entidade, dez famílias foram selecionadas, mas podem ocorrer mudanças, a partir da análise dos critérios estabelecidos pelo Programa que elenca grupos prioritários. A previsão é que as obras iniciem em fevereiro.
Na comunidade, os moradores serão beneficiados com Sistema pluvial multiuso autônomo de captação de água da chuva. Na ocasião, a professora da Ufopa, Socorro Pena também reforçou a importância do projeto ter chegado à comunidade que já é acompanhada pela Sapopema há anos, e onde, foi desenvolvida recentemente experiência piloto do Projeto Ciência Cidadã com jovens, pescadores e professores da escola de Aracampina. Nele, além de testar o aplicativo ictio, os envolvidos usaram também microscópio de papel para avaliar a qualidade da água consumida diariamente pelos moradores.
Programa Cisterna
Em maio de 2018 foi feita a assinatura do programa que faz parte da chamada pública do Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Social do Programa Nacional ‘Cisterna’ de apoio à captação de água da chuva e outras tecnologias sociais de aceso à água.
O objetivo do Cisterna é realizar ações de captação de água e promover saneamento, uma vez que os moradores dessas áreas contempladas, não tem nenhum sistema de abastecimento. Em Santarém o programa é coordenado pelo Projeto Saúde e Alegria e executado pelas Organizações Não Governamentais Sapopema, Asproc e Somec em diferentes regiões.
São parceiros: Colônia de Pescadores Z-20, Conselhos Regionais de Pesca da Região, Associações Comunitárias das Comunidades Beneficiárias e Semap.
Fotos: Eliete Diniz