Mais de setenta famílias são beneficiadas com tecnologias de água e saneamento na várzea de Santarém

Comunidades Tapará Miri e Santa Maria no PAE Tapará receberam oficialmente os sistemas durante rápida cerimônia nas comunidades;

Apesar de breve, o ato de inauguração nas comunidades beneficiadas com as construções do Cisterna foi marcado por gratidão nesta sexta-feira (20). Para 71 famílias das comunidades (56 em Tapará Miri e 15 em Santa Maria) o momento foi de celebração da chegada de agua potável à região que sofre com falta do liquido de qualidade durante cheia e vazante.

WhatsApp Image 2020-03-20 at 22.31.32.jpeg

“Com a instalação das tecnologias de captação de água e saneamento, as comunidades dão um grande salto de qualidade no acesso a água potável e condições sanitárias que antes não existiam, e premia o imenso esforço que essas comunidades vem fazendo na conservação dos estoques pesqueiros de seus lagos. O evento realizado hoje nas comunidades Tapará Miri e Santa Maria exalta uma conquista e o reconhecimento de um direito histórico” – explicou o coordenador da Sapopema, Antônio José Bentes.

WhatsApp Image 2020-03-20 at 22.31.10.jpeg


Participaram da entrega comunitários, representantes do Projeto Saúde e Alegria (Gestor do Programa), Colônia de Pescadores Z-20 e o vereador Jandeilson Pereira. É também parceira da atividade a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca. O projeto é desenvolvido com recursos do antigo MDS, hoje Ministério da Cidadania através do programa Cisterna que objetiva realizar ações de captação de água e promover saneamento, uma vez que os moradores dessas áreas contempladas, não tem nenhum sistema de abastecimento.

As construções na várzea continuam em ritmo acelerado para que sejam finalizadas antes da cheia amazônica. Até agora foram concluídas e entregues as obras nas seguintes comunidades com respectiva quantidade de beneficiários:

Correio do Tapará - 40
Campos do Urucurituba - 9
Campos do Aramanaí - 9
Igarapé do Costa - 10
Costa do Aritapera - 10
Tapará Miri - 56
Santa Maria - 15


Para o o gestor do programa de Água e Saneamento do Saúde e Alegria Carlos Dombroski, a entrega representa a chegada de dignidade aos moradores de áreas isoladas que sofrem problemas de vinculação hídrica: "A água está muito suja e está trazendo problemas pra essas famílias que fazem uso dela. Vimos a felicidade delas porque está trazendo uma nova perspectiva de vida. Não tem maior conquista do que essa".

WhatsApp Image 2020-03-20 at 22.31.17.jpeg

"São famílias ribeirinhas, famílias de várzea que hoje receberam água de boa qualidade em suas casas e a gente fica feliz de poder participar como parceiro desse projeto" - contou o diretor da Colônia de Pescadores Z-20, João Mário.

"A gente vê a felicidade no rosto das famílias que estão recebendo esse benefício. Água potável, água de qualidade. Felizmente hoje por causa dos fenômenos da natureza, na várzea em alguns lugares há falta de água, principalmente na região. Estou muito orgulhoso de ter instituições como a Sapopema e o Saúde e Alegria que vem proporcionando alegrias pras pessoas e melhorando a qualidade de vida" - ressaltou o vereador Jandeilson Pereira.

Fotos: Poliane Batista/Sapopema