Moradores da várzea que desenvolvem acordos de pesca e projetos de manejo sustentável do pirarucu recebem máscaras de proteção para prevenir covid-19

WhatsApp Image 2020-05-15 at 21.23.27.jpeg

Distribuição iniciou na última quarta-feira (13) e segue uma programação desenvolvida com a Colônia de Pescadores Z-20 e os representantes das comunidades que recebem os Kits  na cidade para evitar aglomerações e ida externa à região;

Mais de duas mil máscaras laváveis começaram a ser distribuídas para comunidades da várzea. Elas foram confeccionadas através da parceria entre a Sapopema, Colônia de Pescadores Z-20 e o projeto sóciocultural Samaúma, entidade que atua no atendimento à terceira idade com apoio da Norad e Tinker.

As máscaras beneficiarão os moradores das comunidades dos PAEs: Ituqui, Aritapera, Tapará, e Urucurituba, atendendo as comunidades de Aracampina, Costa do Aritapera, Água Preta, Correio do Tapará, Santa Maria, Tapará Miri, Costa do Tapará, Tapará Grande, Pixuna do Tapará, Campos do Urucurituba, Campos do Aramanaí e Igarapé do Costa. É uma ação que visa contribuir com essas comunidades, para que as famílias possam se proteger do novo coronavírus, além de fortalecer os esforços de ordenamento e gestão da pesca que vem sendo implementados nesses territórios.

DSCN1512.JPG

“Essas comunidades que receberão as máscaras são aquelas que participam das atividades de ordenamento dos recursos de pesca na região em parceria e assistência técnica da Sapopema e o trabalho de organização da Colônia de Pescadores Z-20 aqui em Santarém. Essa é uma ação que faz parte do esforço integrado dessas instituições parceiras visando contribuir com essas comunidades para que elas possam proteger a saúde nesse contexto gravíssimo da pandemia. Ao mesmo tempo que também é um trabalho que ajuda a fortalecer as ações que essas comunidades desenvolvem para a conservação dos recursos pesqueiros na região por meio de seus acordos de pesca e uso sustentável desses recursos” – explicou o coordenador da Sapopema, Antônio José Bentes.

Ao todo, serão mais de 1.000 famílias beneficiadas com as máscaras de proteção contra a covid-19. A primeira entrega foi para a comunidade Aracampina através do Coordenador do Conselho Regional de Pesca do Ituqui, Joelson Santos, que destacou a importância de levar as máscaras principalmente aos mais idosos. Santos contou que a comunidade tem buscado seguir os protocolos de segurança, entretanto alguns pescadores precisam vir à cidade para vender o pescado e receber benefício. Por isso a necessidade de "todo mundo ficar protegido" - ressalta.

Na sexta-feira (15) a entrega foi realizada para as comunidades Costa do Aritapera e Água Preta. Para os comunitários, a distribuição reforça a necessidade de prevenção na região ribeirinha:

DSCN1532.JPG

“Achei muito importante porque tem pessoas que ainda não tem. Vai ser um incentivo a mais para que elas possam usar a máscara” - Presidente do Conselho Regional de Pesca de Costa do Aritapera, Aldo Neves.

“Eu tô muito feliz de receber essas mascaras e vou levar pra cuidar dos nossos moradores”- coordenador do núcleo de base de Água Preta, Donaldo Lemos.


A preocupação da Sapopema é maior devido a dinâmica de vir à cidade para realizar procedimentos mensais. Com às máscaras os pescadores(as) garantem um pouco mais de proteção, uma vez que o número de casos confirmados da Covid-19 na região vem aumentando e respectivamente sua circulação. Na várzea, segundo dados atualizados nesta quarta (14/05) pela Secretaria Municipal de Saúde, há 3 casos confirmados. 

Devido as medidas de segurança adotadas para evitar o contágio, pescadores estão sentindo o reflexo nas atividades habituais, disse o diretor da Colônia de Pescadores Z-20, João Mário: “Os impactos são grandes. Muitas comunidades estão sem acesso, os poucos barcos que fazem linha estão bem limitados com quantidade mínima”.

DSCN1476.JPG