Expedição distribuiu mais de dois mil kits de higiene e proteção no Baixo Lago Grande e Arapixuna em Santarém

União de várias entidades resultou na distribuição de mais de dois mil kits de higiene e proteção para famílias da várzea e terra firme. Foram mais de quarenta comunidades atendidas nas duas regiões por meio da parceria com o Projeto Saúde e Alegria, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Santarém, Ufopa, Colônia de Pescadores Z-20 e Feagle;

lago_central_entrega.JPG

No período de 07 a 08 de julho as comunidades ribeirinhas mais impactadas pela covid-19 identificadas por meio de mapeamento receberam os itens para reforçar a prevenção do vírus nessas regiões de rios e terra firme. As distribuições foram possíveis através de um grupo de trabalho articulado para apoiar as famílias das regiões com maior índice de casos positivos.

Projeto Saúde e Alegria, Sociedade Para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente – Sapopema, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém – STTR, Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa, Federação das Associações de Moradores e Comunidades do Assentamento Agroextrativista da Gleba Lago Grande – FEAGLE e Colônia de Pescadores Z-20 realizaram vários processos de monitoramento e estudos através de entrevistas com os coordenadores de núcleo das comunidades da região para entender como está a situação dos moradores em tempos de pandemia. Também foram identificadas informações junto à Secretaria Municipal de Saúde para identificar casos suspeitos, confirmados, existência de unidades, acompanhamento, bem como as condições de transporte, existência de suporte aos comunitários, atividade da pesca, comercialização, alimentação, seguro, dentre outros temas.

Foram atendidos comunitários das seguintes regiões: Aninduba, Ilha do Bom Vento, Carariacá, Dourado, Vila Arapixuna, Laranjal, Moacá, Ilha das Marrecas, Alto Jari, Jari Do Socorro, Tucumatuba, Pinduri, Picãe, São Jose Arapixuna, Custodia, Maicá, Amari, Lago Central, Piauí, Cuipiranja, Urucureá, Membeca, Guajará, Vila Amazonas, Patacho, Centro Marimarituba, Marimarituba, Costa do Marimarituba, Marajó, Aparecida, Bom Jesus, Santana, Cururu, Araci, Pedreira, Vila Socorro, Itacumini, Jacaré São Joao, Jacarezinho, Acutireçá, Ajamuri, São José da Beira da Translago e Murui.

Além da distribuição dos kits de higiene e proteção para famílias, o projeto distribuiu Equipamentos de Proteção Individual para os ACS que atuam nos polos de saúde das comunidades: Vila de Arapixuna, Guajará, Vila Socorro e Ajamuri. “São importantes para manter a prevenção na hora dos atendimentos nas comunidades” – ressaltou o coordenador de Educação e Comunicação do Saúde e Alegria, Fábio Pena.

Para o presidente do STTR – Manoel Edvaldo a atividade integra esforços para fortalecer a prevenção nas regiões mais remotas da Amazônia: “é uma ação da sociedade civil que está preocupada em combater o coronavírus. As organizações se esforçaram para levar esse apoio para levar às comunidades esses kits de higiene para prevenir essa doença que está matando muita gente”.

Amari_entrega2.JPG

Segundo a professora da Ufopa, Socorro Pena por meio da colaboração dessas instituições, foi possível atender as famílias que se encontram em maior vulnerabilidade e risco de contaminação, proporcionando maior prevenção: “essa iniciativa iniciada pelo Saúde e Alegria com a parceria de diversas instituições, tem sido muito importante no sentido de que a gente está fazendo além de buscar apoio, também estamos fazendo um estudo sobre os impactos que essa pandemia está levando para as comunidades que vivem da atividade da pesca […] Trabalhamos nessa ação com muita dedicação, carinho e muita preocupação pra que a gente possa chegar até as comunidades com o nosso gesto de colaboração”.

Nesta distribuição as instituições contaram com o apoio da Ação de Cidadania.

Fotos: Cerezo Santos.