Pescadores recebem devolutiva de pesquisa que aponta impactos da covid nas áreas ribeirinhas do Baixo Amazonas

Durante assembleia realizada pela Colônia de Pescadores Z-20 com os coordenadores dos núcleos de base, foram entregues cópias do documento;

WhatsApp Image 2020-08-13 at 15.12.15(1).jpeg

Nesta quinta-feira (13) foram distribuídos resultados das pesquisas realizadas nos meses de maio e junho junto aos coordenadores de núcleo da entidade por telefone sobre os impactos da covid-19 nas comunidades de pescadores do Baixo Amazonas. A devolutiva é importante para garantir o acesso às informações coletadas com os moradores dessas regiões.

Entrega também foi realizada na Feira do Peixe aos pescadores.

Entrega também foi realizada na Feira do Peixe aos pescadores.

O levantamento referente a pandemia foi realizado por pesquisadores da SAPOPEMA (Sociedade para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente), UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará) e EII (Earth Innovation Institute) em parceria com a Colônia de Pescadores Z-20, através de entrevistas aplicadas aos coordenadores de Núcleos de Base da Colônia de Pescadores Z-20 das regiões do Arapixuna, Aritapera, Ituqui, Urucurituba, Tapará, Maicá, Lago Grande do Curuai, Arapiuns, Tapajós, e núcleos de pescadores da cidade e Agentes Comunitários de Saúde. Também foram compilados os dados oficiais das Secretarias Municipais de Saúde (SEMSA) e de Meio Ambiente de Santarém (SEMMA).

O trabalho visou contribuir para a orientação da campanha de auxílio às comunidades e famílias em estado de risco, bem como ao poder público nas três esferas de governo, visando subsidiar a implementação de políticas públicas nas regiões de rios e várzeas do município de Santarém.

Foto: Wandicleia Lopes/SAPOPEMA.

Foto: Wandicleia Lopes/SAPOPEMA.

Uma das ações realizadas a partir do estudo foi a distribuição de 15 toneladas de kits de higiene e proteção para trinta e sete comunidades da várzea. A partir dos resultados foi possível identificar a dificuldade dos moradores em garantir a prevenção por meio de itens como água sanitária, sabão, álcool em gel, dentre outros. A ação foi fruto da parceria entre Saúde e Alegria, Sapopema, STTR e Colônia de Pescadores Z-20.

No mês de maio a Sapopema realizou doação de duas mil máscaras para os moradores da várzea que desenvolvem acordos de pesca e projetos de manejo sustentável do pirarucu recebem máscaras de proteção para prevenir covid-19.

99050811_2616931888582352_8009137305707085824_o.jpg