Cartilha “Salva vidas para pescadores que navegam na pandemia” é lançada em Jututi, PA
/Durante reunião extraordinária na Colônia de Pescadores Z-42, recurso didático foi apresentado e entregue aos pescadores do município;
O encontro mensal dos pescadores da Z-42, reuniu além de 179 associados, representantes da Sapopema; Colônia de Pescadores Z-42; Semma; Coordenadores do Núcleo de Base. Foram discutidos temas relacionados à importância do período do defeso e a conservação e das espécies, decreto 1.686/2021 sobre acordo de Pesca e orientações sobre a poluição dos rios, lagos e igarapés. “Falamos a respeito do período de defeso, acordo de pesca e a questão do lixo descartado inadequadamente” - comentou Júlio Albuquerque do departamento de educação ambiental da Semma de Juruti.
Durante a reunião, foi lançada a “Cartilha Salva Vidas para Pescadores que Navegam na Pandemia” desenvolvida pelo projeto Pescado Sustentável e Inclusivo de Juruti, com parceria da SAPOPEMA com o Instituto Alcoa e Colônia de Pescadores Z-42, no intuito de propagar a importância dos cuidados com a saúde no combate ao novo coronavírus. “A entrega dessa cartilha faz parte do processo de execução do Projeto Pescado Sustentável e Inclusivo de Juruti que estamos executando junto aos pescadores e que visa intensificar o conhecimento dos pescadores sobre os protocolos necessários para o enfrentamento à covid-19, e ajudá-los a manipular de forma adequado o pescado” - ressaltou a coordenadora da Sapopema, Wandicleia Lopes.
A pesca é uma das principais atividades para pequenos produtores que vivem às margens dos rios da Amazônia. Estes a praticam como atividade econômica de sustento, sendo a única renda para muitos, e fonte de alimentação familiar. Mas com a Pandemia da covid-19 e devido às medidas preventivas, atualmente muitas famílias ficaram sem renda.
Além de estimular as medidas sanitárias de segurança, o conteúdo mostra novas oportunidades de geração de renda para jovens e adultos. O projeto visa promover o desenvolvimento comunitário e a inclusão digital através de ações socioeconômicas e da utilização do comportamento empreendedor. E, desta forma, orientar cada comunitário a lidar com as mudanças e a minimizar os prejuízos durante este período.
"A gente ainda está passando por um processo de pandemia, e muitos de nós não temos a orientação correta. É muito bom esse livro pra que a gente possa ficar por dentro das informações e salvar vidas - que é muito importante para a Colônia de Pescadores e seus associados” - esclareceu o presidente da Colônia Z-42, Renato de Melo.
O projeto
A atividade pesqueira é muito influente e fundamental na geração de renda para muitas famílias na região do Baixo Amazonas, como o município de Juruti, Oeste do Pará. No entanto, o trabalho desenvolvido por estes pescadores segue a tradição repassada por seus pais ao longo de anos. Faz-se necessária a adoção de novos procedimentos, visando o enfrentamento à covid-19, e a garantia da saúde dos pescadores e do consumidor final, através de cuidados adotados antes e durante a manipulação do pescado.
A pandemia do coronavírus também acentuou a necessidade de digitalização de quem desenvolve alguma atividade econômica, desta forma é necessário que os pescadores possuam capacitações voltadas para a otimização do uso de recursos como as mídias sociais, no intuito de ampliar os canais de vendas e o contato com seus clientes/consumidores e assim garantir a manutenção das vendas do seu pescado.
Dentre as capacitações já realizadas, o projeto contemplou cursos em empreendedorismo, custo de produção, manipulação de pescado e ferramentas online para atividades da pesca. Em 05 e 06 de julho, pescadores participaram de oficina para utilizar o WhatsApp nas vendas. Em 27/07, integraram a oficina “Produção sustentável de pescado”.