Sapopema manifesta apoio e solidariedade aos dirigentes do STTR
/A Sociedade Para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente (SAPOPEMA) se solidariza com o Sindicato dos Trabalhadores e e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR) que na manhã desta segunda-feira (03/4) teve sua sede invadida.
Tais invasores realizaram o ataque por insatisfação a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) em 30 de abril, que suspendeu a decisão liminar da Justiça Federal de Santarém que autorizava a retomada dos processos de Plano de Manejo dentro da Reserva Extrativista (Resex) Tapajós Arapiuns, entre os municípios de Santarém e Aveiro (PA).
Nós da Sapopema viemos expressar nosso apoio aos companheiros do STTR que pediram a suspensão dos procedimentos de aprovação dos planos de manejo florestal dentro da Resex até que fosse realizada a consulta prévia, livre e informada das 78 comunidades tradicionais e aldeias que vivem na Reserva.
Ressaltamos a importância de se ouvir os moradores de áreas tradicionais, obedecendo aos protocolos de consulta, instrumento fundamental para implantação de qualquer tipo de projeto, instituído por lei.
Leia a nota de esclarecimento do STTR sobre o fato ocorrido na manhã desta segunda-feira (30/05) nas dependências de sua sede: