Pesquisadores desenvolvem jogo ‘Pescaviva’ para fortalecer manejo da pesca no Lago Grande
/Projeto é implementado pela Sapopema e Projeto Saberes/Bonds/Psiop na região onde está sendo discutida a regulamentação do acordo de pesca, envolvendo municípios de Santarém, Juruti e Óbidos;
Pescadores, Agricultores e Extrativistas que atuam na região do Lago Grande estão participando da elaboração de um jogo para contribuir com as ações de conservação da pesca. Para implementação do game, pesquisadores e pescadores estão se reunindo para mapear áreas, debater dinâmicas dos peixes e uso dos apetrechos de pesca. Para que o jogo possa se aproximar da realidade, pesquisadores também estão acompanhando e observando as atividades de pesca artesanal.
Na última sexta-feira (21), foi realizada uma nova oficinas do Jogo PescaViva na Colônia de Pescadores Z-20 com participação de lideranças comunitárias, membros da Feagle, do STRR, Colônia de Pescadores de Santarém, Óbidos e Juruti, Sapopema, Mopebam e Bonds.
“A intenção dessa oficina foi congregar lideranças e trabalhar na construção de um jogo que tem a finalidade de abordar a dinâmica da pesca na região de várzea, as dificuldades, e quais estratégias precisam ser implementadas para o manejo correto da pesca” - contou a colaboradora do Projeto BONDS, Joine Cariele.
No encontro os pescadores visualizaram um protótipo do jogo que será transformado em um jogo digital e de tabuleiro, e puderam validar informações. Para a professora da Ufopa e membro da coordenação da Sapopema, Socorro Pena, o evento possibilitou um elemento importante para dar continuidade ao processo de regulamentação do acordo de pesca da região do Lago Grande que integra um processo inovador em que o território pesqueiro reúne um processo de regras para Óbidos, Juruti e Santarém. “É uma oportunidade não só de discutir um recorte territorial inovador que envolve os três municípios, como também para se adequar e apresentar uma proposta do projeto piloto de regulamentação do acordo de pesca a partir da regulamentação do decreto de junho de 2021”.
A região do Lago Grande está na expectativa do reconhecimento do acordo de pesca da região, a partir da publicação no Diário Oficial do Estado em junho de 2021, do Decreto Nº 1.686, de 29 de junho de 2021, que estabeleceu critérios para a formalização dos acordos de pesca em comunidades pesqueiras. O procedimento da região está em processo de tramitação interna na secretaria para orientação quanto aos protocolos de homologação, se por meio de Instrução Normativa ou Portaria.