Sapopema participa de reunião da iniciativa Águas Amazônicas no Peru

Evento internacional del comitê diretivo de lá red y comitê impulsor de lá iniciativa Águas Amazônicas, foi realizado na cidade de Pachacámac, no Peru e reuniu pesquisadores de vários países da Amazônia

Os comitês diretivo e impulsor do Projeto Águas Amazônicas, promoveram no período de 6 a 8 de setembro, encontro com quinze líderes em conservação e manejo sustentável de ecossistemas aquáticos na Amazônia se reuniram em Lima. A convocação partiu do Comitê Gestor da Rede Ciência Cidadã para a Amazônia, que idealizou o momento para desenvolver conjuntamente um plano para articular os objetivos da Rede, promovendo a participação cidadã na geração e compartilhamento de conhecimento sobre peixes, água e ecossistemas aquáticos, a fim de preservar a conectividade dos ecossistemas aquáticos da Bacia Amazônica.

A coordenadora geral da Sapopema e doutoranda do PPGSND/Ufopa, Wandicleia Lopes, que participou do evento internacional, avaliou o momento: “oportuno para em sinergia as organizações participantes pudessem compartilhar conhecimento e as experiências vivenciadas em cada pais de toda da bacia Amazônica. Durante o evento foi elaborado um plano de articulação dos objetivos da rede para fortalecer a atuação de pesquisas cidadãs com ênfase nos estudos sobre os recursos pesqueiros da bacia amazônica”, considera. 

Mariana Varese da WCS, ressaltou que a participação coletiva fortalece os princípios da Rede e direciona para os próximos passos a serem trabalhados em diferentes áreas da Amazônia: “Foi um encontro de intenso trabalho onde cada participante compartilhou nossos conhecimentos, experiências e perspectivas, com resultados excelentes e efetivos. Preservar a conectividade dos rios, lagoas e florestas de várzea da Bacia Amazônica requer uma colaboração efetiva entre diversos atores, a começar pelos povos amazônicos, de diversos países. A única maneira de alcançá-lo é unindo forças”.