Ação integrada promoverá coleta de lixo nos lagos Juá, Papucu e Maicá no dia mundial da água

Sapopema, Colônia de Pescadores Z-20, Mopebam e Semma organizam ação simultânea de coleta de lixo em três lagos de Santarém. Movimento busca conscientizar sobre importância de cuidar dos mananciais e se integra à programação do dia mundial da água, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Marcado por reflexões e alertas sobre a escassez do recurso hídrico, o dia mundial da água, celebrado em 22 de março, contará em Santarém, com a ação denominada ‘Lagos Limpos, Peixes Saudáveis, uma iniciativa da Sapopema, Colônia de Pescadores Z-20,  Mopebam e Semma, com apoio do Projeto Águas do Tapajós/TNC e Saberes. 

A atividade visa promover a coleta do lixo dos lagos Juá, Papucu,Mapiri e Maicá e despertar a população local e o poder público para o cuidado com a manutenção de uma água de boa qualidade, visando evitar impactos à saúde humana, aos recursos pesqueiros e à biodiversidade.

A ação simultânea nas três áreas de Santarém, será realizada no período de 7h às 12h por pescadores e pescadoras filiados à Colônia de Pescadores Z-20 de Santarém, integrantes da equipe da SAPOPEMA, MOPEBAM, TNC e SEMMA.

Nesta segunda-feira (20/02), ocorreu uma reunião de planejamento da atividade integrada, onde participaram representantes de cada instituição e foram discutidas estratégias para coletar o maior número de resíduos dos lagos, que afetam os ambientes de pesca. 

Essa ação vai envolver os núcleos de base da região da cidade e ocorrerá nos Lagos do Papucu, Juá e Maicá. O objetivo é desenvolver conscientização da importância dos rios limpos para a reprodução pesqueira e para o equilíbrio do ecossistema”, explicou a coordenadora da Sapopema, Wandicleia Lopes. 

Para o coordenador do Mopebam, Manoel Pinheiro, a ação se alinha à preocupação da entidade, no que tange à conservação dos ambientes de pesca. “Ficamos muito agradecidos de fazer parte dessa parceria neste dia mundial das águas, chamando atenção da população, sobre a importância do zelo pelo rio, da água para nossa sobrevivência, desse recurso para o equilíbrio do ecossistema”, conta. 

A Colônia de Pescadores Z-20 ressalta que nesta ação, participarão pescadores e pescadoras vinculados aos núcleos de pesca da região da cidade de Santarém, que unirão esforços para garantir o recolhimento do maior número de resíduos do rio. “Despertar a população local para o cuidado com a manutenção da água para evitar o impacto para a saúde humana. Vamos sair no dia 22 no barracão dos pescadores em dois pontos estratégicos no barracão dos catraeiros no Mapiri e no Porto dos Milagres, Uruará, simultaneamente”, diz o diretor da Z20, Ednaldo Rocha.