Semana Águas Amazônicas reúne especialistas e líderes que discutem estratégias para conservação da Bacia Amazônica
/Sapopema participa de evento organizado pela Aliança Águas Amazônicas, com apoio da WCS, Fundação Gordon e Betty Moore, USAID, TNC e FIU;
No período de 20 e 24 de maio, lideranças indígenas, pescadores, comunidades locais, representantes do governo e organizações de conservação discutem questões relacionadas à conservação da Bacia Amazônica.
O encontro integra palestras sobre objetivos de Conservação, destacando a lógica e teoria da mudança por trás dos objetivos de conservação identificados por 25 especialistas em temas amazônicos. Foram apresentadas metas de conservação em grande escala para a Bacia Amazônica.
Em diferentes painéis, destaca a Integridade e Conectividade da Bacia Amazônica e promoveu diálogo com pescadores e pescadoras, ressaltando pesquisas sobre peixes migratórios, planícies inundadas e conectividade de paisagens fluviais bioculturais. Foram discutidos alvos e indicadores importantes, implicações da mudança de situação (degradação) e possíveis rotas de abordagem.
A Semana Águas Amazônicas proporciona um espaço importante para a troca de conhecimentos e experiências, visando à conservação sustentável da Bacia Amazônica. A Sapopema, organização que busca promover a conservação do meio ambiente, o manejo sustentável dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia brasileira, participa da semana por meio de sua coordenadora, Wandicleia Lopes.
A ONG integra a Aliança Águas Amazônicas e considera a união das organizações como um marco importante para alinhar estratégias práticas de defesa da bacia. Participaram ainda do encontro, os representantes do Mopebam: Ednaldo Rocha e Renato de Melo Farias. O evento encerra na sexta-feira (24) com assembleia das entidades sociais.