Oficina preparará pescadores para Rodada de Negócios
/No próximo dia 18, pescadores das comunidades Pixuna, Tapará Miri, Tapará Grande e Santa Maria estarão reunidos para mais uma etapa do projeto de valorização da cadeia produtiva sustentável do pirarucu fruto da parceria entre Sapopema, Z-20, Cooperativa dos Pescadores de Santarém e Sebrae Pará
No calendário de atividades do projeto, o próximo compromisso compreende técnicas de negociação para que os pescadores saibam conduzir as tratativas de venda do pirarucu manejado da região à empresários locais que compreendem a necessidade de valorizar o produto natural e capturado de acordo com normas de respeito ao meio ambiente.
Nesta etapa o foco será voltado às vendas e negociação no campo: “A rodada de negócios é um marco histórico. Se a gente for verificar nunca houve um negócio dessa natureza para a pesca artesanal no Baixo Amazonas. É um momento interessante porque os próprios empresários terão conhecimento dessa prática e de os próprios pescadores se sentirem empresários da pesca” –ressalta o Biólogo da Sapopema, Fábio Sarmento.
A oficina será realizada na própria região, no barracão da comunidade Santa Maria do Tapará. Após essa etapa, o calendário segue com uma oficina para as mulheres da região que participarão de um curso de artesanato para aprimorar as técnicas de produção de biojoias a partir da escama do pirarucu nos dias 20 e 21 de outubro.
No dia 26 será o ponto alto dos meses de oficinas e preparação. Os pescadores terão a possibilidade de negociar e apresentar o pirarucu de manejo para os empresários convidados para a Rodada de Negócios realizada no auditório do SEBRAE. Cerca de 20 empresários e 15 pescadores e membros das equipes parceiras participarão do encontro.
Serviço
Quando?
18/10 – Oficina de Negociação – na Comunidade Santa Maria do Tapará
20/10 e 21/10 – Oficina de artesanato – na Comunidade Santa Maria do Tapará
26/10 – Rodada de Negócios – Auditório do Sebrae – Av. Rui Barbosa, Centro
| Por Samela Bonfim - Ascom Sapopema