Pescadores aprovam em assembleia regimento interno do uso da Feira do Pescado
/Encontro com lideranças comunitárias ligadas a Colonia de Pescadores Z-20 aconteceu na manhã desta segunda (15) para realizar apresentação e aprovação de um documento que rege as normas de uso da Feira do Pescado em Santarém
Na minuta apresentada constam regras de utilização do espaço administrado pela Colônia de Pescadores desde 2010 através da concessão de uso por 25 anos assinado entre a prefeitura e a entidade representativa.
A Feira do Pescado, localizada na avenida Tapajós é um ponto de referência quando o assunto é comprar peixe fresco em Santarém. Somente entre os anos 2011 e 2016 foram desembarcados na feira 4.886.455 quilos de peixe.
Além dos peixes vendidos no local, itens como cheiro verde, tomate, cebola, pimentinha, farinha são comercializados por vendedores licenciados para a prática. Entretanto, cosméticos também vinham sendo vendidos no local: “- Venda de perfume e varias coisas que não fazem parte de alimentos. Essas coisas precisam ser retiradas, através da mudança do regimento” – explicou o diretor de meio ambiente e organização Social da Colônia de Pescadores Z-20 Ednaldo Rocha quanto a uma exigência do Ministério Público.
Para atender as normas a direção da entidade elaborou uma minuta com as mudanças: “os pescadores votaram a favor do documento que rege as normas de higiene e de trabalho da feira. Aprovado, passa a vigorar a partir de hoje” - destacou o diretor de Assistência Social da Z-20 Jucivaldo Pereira.
Regras
Horário de funcionamento: 05h00 às 11h00 e 14h00 às 18h00;
Não é permitido fumar e ingerir bebida alcoólica;
Os permissionários precisam trabalhar uniformizados e utilizar itens de segurança;
No local só poderão ser vendidos produtos de gênero alimentício, tais como: peixes, verduras e lanche.
| Por Samela Bonfim - Ascom Sapopema