Várzea terá energia elétrica. Anuncio foi feito durante reunião comunitária em Boca de Cima do Aritarepa
/A energia será instalada inicialmente nas regiões do Tapará e Aritapera. Comunicado foi dado na ultima quarta (14) durante assembléia comunitária
Uma das pautas da reunião foi sobre a chegada da energia elétrica na região de várzea – demanda antiga e extremamente necessária para os moradores de áreas ribeirinhas. Além das necessidades básicas, a energia também vai possibilitar o armazenamento do pescado que hoje precisa de gelo e gera uma logística inviável para pescadores e pescadoras.
O projeto é de iniciativa do vereador Jandeilson Pereira (PSDB) que destacou a ação de expansão da energia elétrica de responsabilidade da concessionária Celpa Equatorial que deverá executar o fornecimento nas regiões de várzea, em Aritapera e Tapará. Este projeto acontece em parceria com a Colônia de Pescadores Z-20 e coordenadores dos Conselhos de Pesca.
O licenciamento ambiental feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) já foi concluído e entregue à Celpa. A previsão é que Segunda (19) ou Terça (20) aconteça uma reunião para definir os últimos ajustes da instalação dos postes e linha elétrica. A ordem de execução do serviço já foi assinada.
REUNIÃO
Participaram do encontro representantes de 13 comunidades da região de Aritapera e da Colônia de Pescadores Z-20, SAPOPEMA, Defesa do Civil e uma turma de Gestão Pública da UFOPA.
Foram abordados também assuntos relacionados ao pagamento do Seguro Defeso e revisão do acordo de pesca. O instrumento funciona como alternativa para manejo dos recursos pesqueiros com a finalidade de determinar as espécies que podem ser pescadas e quais as áreas autorizadas para a pesca artesanal. A revisão será feita pelos moradores com suporte da Sapopema.