Alteração em acordo de pesca proíbe permanência de canoas no Lago Triste em Alenquer

Medida foi proposta durante revisão do documento que estabelece regras para pesca nos lagos da região. Acordo foi criado em 2016 pelos moradores da comunidade Urucurituba - Pae Atumã localizada no município de Alenquer.

Mais um ano sem pesca - sentenciaram os pescadores da comunidade Urucurituba sobre a atividade no Lago Triste. Desde a implantação do acordo de pesca os moradores resolveram poupar o local para que as espécies dessa localidade pudessem se reproduzir sem a intervenção humana em prol da conservação do recurso pesqueiro.

Nos últimos dois anos a atividade para subsistência e venda acontece nos lagos Serrão, Tucumã e no Rio Amazonas. Com a primeira experiência, os moradores analisaram possíveis conflitos gerados pela proibição, se a manteriam por mais um ano ou ainda se iriam permitir a pesca coletiva em períodos determinados. Após consenso deliberaram pela proibição por mais 365 dias.

Esta foi uma das mudanças propostas na revisão do acordo de pesca avaliado em uma reunião na última quinta (12) na comunidade Urucurituba - PAE Atumã, com a presença de trinta lideranças comunitárias. Também participaram do encontro: representantes da Colônia de Pescadores Z-28, Coordenadoria de Pesca e Aquicultura, Secretaria Municipal de Alenquer e equipe tecnica da Sociedade Para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente.

Para o biólogo da Sapopema, Fábio Sarmento: "O cumprimento do acordo favorecerá o aumento de algumas especies de pescado de interesse comercial, visto que nesse lago a pesca de qualquer modalidade é proibida, liberada apenas para pesca coletiva do pirarucu ou outras espécies" - explica.

O processo de construção e modificação de acordo de pesca inclue inúmeras reuniões. A próxima para finalizar a edição do documento ocorre no dia
27/04, quando será realizada uma oficina de planejamento para o manejo do pirarucu.

A perspectiva dos moradores é que com o estabelecimento de normas por meio dos artigos que delimitam algumas condutas em lagos da região, em breve possam comemorar pelo resultado positivo da inciativa comunitária.

IMG-20180413-WA0016.jpg