Mobilização e articulação contra os impactos causados por agrotóxicos na região do Baixo Amazonas
/Evento foi realizado nesta terça (05) para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente.
O Fórum Regional de Combate aos impactos causados por agrotóxicos discutiu a mortandade das abelhas devido aos agrotóxicos.
O uso desses produtos químicos desencadeia uma série de problemas, que afetam o meio ambiente de forma geral, sobretudo as abelhas. Segundo o especialista em Apicultura - Francisco Plácido, "dentro dos organismos que existem na natureza, as abelhas são um grupo muito importante, porque traz muitos beneficios para a floresta. Um deles é a transferência do polém de uma pra outra e assim podem fazer a fertilização das plantas" - conclui.
A região tem histórico de produção e abelhas de mais de quatro décadas. Nessa área, mais de dez espécies são cultivadas. O Pesquisador, Educador, Coordenador técnico e institucional da Sociedade para a Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente (Sapopema) António José Bentes explica que "a criação de abelhas nativas faz parte de uma Cultura das comunidades tradicionais. É importante porque cumpre um papel na vida dessas comunidades tanto no sentido de ter um papel no campo da segurança alimentar e na produção de remédios caseiros na Medicina alternativa" - finaliza.
O Fórum de combate ao uso de agrotóxicos foi realizado no Auditório do Ministério Público de Santarém e reuniu criadores de abelhas e produtores de mel de Santarém, Belterra, Mojui dos Campos, Juriti e Alenquer. Além de estudantes, agrônomos e agricultores.