Lançamento do Programa Cisterna será nesta segunda (16)

Projeto prevê a implantação de sistema de captação de água e saneamento para 225 famílias da Várzea em Santarém. Materiais para execução dos serviços já estão chegando aos PAES: Tapará, Ituqui, Urucurituba, Aritapera e Arapixuna.

IMG-20180706-WA0009.jpg

Encontros entre comunitários e consultores já estão ocorrendo desde maio/2018, quando foi feita a assinatura do programa que faz parte da chamada publica do governo federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Social do Programa Nacional 'Cisterna' de apoio a capacitação de água da chuva e outras tecnologias sociais de aceso a água.

O objetivo é realizar ações de captação de água e promover saneamento, uma vez que os moradores dessas áreas contempladas, não tem nenhum sistema de abastecimento. Sem tratamento, utilizam a água barrenta do Rio Amazonas para a produção do alimento, higiene pessoal e demais atividades. Em Santarém o programa é coordenado pelo Projeto Saúde e Alegria.

Duas organizações não governamentais apresentaram propostas e foram aprovadas na execução dos serviços.

A Sapopema vai trabalhar com dois sistemas de tecnologia: "Sistema pluvial multiuso comunitário para implantação de redes de abastecimento de água em comunidades rurais. No nosso caso, vamos trabalhar com os Paes de Várzea. E outro é o sistema pluvial autônomo. Que é um sistema que vai atender famílias isoladas" - explica o coordenador da ONG, Antônio José Bentes.

Muitas viagens estão sendo feitas para que os moradores saibam como o projeto funciona, e consultores façam levantamento de informações da estrutura das casas.

Para o consultor da Sapopema, Jorge Oliveira, o mais interessante é que: "as comunidades vão começar a sentir os efeitos positivos, porque passarão a ter água potável" - ressalta.

Além do sistema de capacitação de água em rede, também serão instalados kits de saneamento, com a construção de fossas e estrutura de banheiro com pia e vaso sanitário.

O projeto terá o investimento de mais de três milhões de reais e conta com o apoio de entidades parceiras: Colônia de Pescadores Z-20, Conselhos Regionais de Pesca Tapará, Ituqui, Urucurituba, Aritapera e Lago Grande, SEMAP/PMS e o gestor do programa na região, Projeto Saúde e Alegria.

Serviço para imprensa

Onde? Lançamento na Colônia de Pescadores Z-20, Mendonça Furtado, Bairro: Centro

Quando? Segunda (16/07), a partir das 9h00

Quem? Sapopema, Colônia de Pescadores Z-20, Conselhos Regionais de Pesca, SEMAP/PMS e o gestor do programa na região, Projeto Saúde e Alegria.

Para matéria nas comunidades:

Em todas as etapas, os moradores recebem orientações sobre os procedimentos adotados e materiais utilizados.

No dia 21/07 será realizada a primeira oficina de capacitação em Urucurituba, com a participação de moradores de Igarapé do Costa, Campos do Urucurituba e Campos do Aramanai.

No dia 28/07 - os comunitários participam da "Gestão de Empreendimentos e Noções de Construção".

| Por Ascom Sapopema/Samela Bonfim

IMG-20180706-WA0008.jpg