Técnicos promovem acompanhamento do Ictio em Aracampina

Comunidade foi contemplada para participar do monitoramento dos peixes na região Oeste do estado por meio do aplicativo de celular. Novos pescadores pediram para participar e solicitaram reunião com coordenação para definir uso dos aparelhos tecnológicosComunidade foi uma das contempladas para participar do monitoramento dos peixes na região Oeste do estado por meio do aplicativo de celular. Novos pescadores pediram para integrar o projeto e solicitaram reunião com coordenação para definir uso dos aparelhos tecnológicos 


"Foi uma reunião de acompanhamento do uso de aplicativo de monitoramento das espécies" - explicou Socorro Pena - professora da Ufopa e coordenadora do projeto pela Sapopema sobre encontro feito na manhã desta quinta (30) na comunidade.

Pais, estudantes e professores integraram a oficina de acompanhamento do uso da ferramenta para indicar os caminhos que as espécies percorrem nos rios durante o processo migratório. Algumas espécies como a piramutaba percorrem um longo caminho para realizar o processo de reprodução. Com o aplicativo também será possível localizar as áreas de pesca e o local aonde o peixe é capturado dentro das comunidade. Esse é um projeto enorme que faz parte de um conglomerado de 40 instituições. De posse dessas informações será possível criar um mecanismo coletivo para aumentar o estoque pesqueiro.

Sobre o projeto

O projeto faz parte das ações do Projeto Ciência Cidadã para a Amazônia que conta com a integração de professores e alunos para monitorar a diversidade de peixes capturados pelos pescadores das comunidades. O monitoramento acontece também nos países: Peru, Colombia, Bolivia e Brasil. O projeto é fruto de parceria entre Sapopema, Ufopa, Saúde e Alegria e WCS.

IMG-20180831-WA0007.jpg
IMG-20180831-WA0028.jpg
IMG-20180831-WA0029.jpg
IMG-20180831-WA0008.jpg