Secretaria de Produção de Óbidos assume compromisso durante oficina de apresentação e implementação do Plano de Desenvolvimento da Pesca

WhatsApp Image 2019-12-18 at 12.20.22.jpeg

Encontro realizado na manhã desta quarta-feira (18/12) contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Produção de Óbidos, Colônia de Pescadores Z-19 e Sapopema;

As viagens nos municípios do Baixo Amazonas continuam para apresentar o Plano e as diretrizes que precisam ser implementadas para o desenvolvimento da Pesca e Piscicultura na região. Nesta quarta representantes do governo receberam cópia do documento e se comprometeram a incorporar ações do documento às atividades governamentais.

"Na oficina foi firmado um pacto entre a Colônia, a Secretaria Municipal de produção e a Sapopema que seria implementado um dos itens do Plano de Desenvolvimento da Pesca sendo assumido pela referida secretaria. O reflorestamento das margens dos lagos da várzea, onde a Secretaria vai produzir as mudas específicas para esse plantio e os pescadores vão fazer o diagnóstico identificando quais as comunidades e áreas que necessitam fazer o plantio e vão fazer esse plantio quando as mudas forem distribuídas. Na nossa opinião estamos tendo um avanço a cada oficina que é realizada nos municípios" - disse a consultora da Sapopema, Wandicleia Lopes.

A reunião mobilizou pescadores de diferentes núcleos de base do município e empoderou os comunitários que estão no processo de discussão dos acordos de pesca: "Levo daqui conhecimento e me sinto mais seguro pelo acordo que nós estamos querendo implantar" - contou o pescador Paulo Costa.

O momento foi importante para esclarecer a necessidade de ações para conter a pesca predatória, promover o reflorestamento em áreas degradadas e atividades necessárias para o desenvolvimento sustentável no município. "Muita gente aqui não sabe como funciona" - destacou o representante da Secretaria Municipal de Produção de Óbidos, Pedro Adolfo.

Para o presidente da Colônia Z-19, André Almeida o momento foi oportuno: "Foi muito bom pra gente, fizemos encaminhamentos bons e esperamos ter contato com os órgãos do governo como a Secretaria de Meio Ambiente e tentar chegar à contexto final".

Plano de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e Piscicultura do Baixo Amazonas

Importante instrumento de gestão socioambiental para o ordenamento dos recursos pesqueiros e implantação de políticas públicas, o documento tem por finalidade fortalecer e desenvolver o setor, como também implementar uma estratégia de produção de proteína animal de baixa emissão de carbono, integrando a pesca e a piscicultura.

O plano pretende ser instrumento de modernização da cadeia produtiva do pescado na região do Baixo Amazonas. Nele é possível conhecer as peculiaridades do território em questão, o Diagnóstico da cadeia produtiva da pesca e piscicultura na região, infraestrutura, Indústria pesqueira, Capacidade de gestão ambiental municipal, Recuperação dos ambientes de várzea, pesca no Baixo amazonas, Produção pesqueira, sistemas de pesca do Baixo amazonas e modelo de gestão regional.

Para o coordenador da Sapopema – Antônio José Bentes os eixos estratégicos e suas aplicabilidades na atividade pesqueira na região apresentam propostas realizáveis: “Esse processo é para ser um instrumento e todos os pescadores nas ações para avançar a pesca na região. É ferramenta amolada se a gente souber usar. É um material de subsidio”.

Fotos: Pauliana Vinhote-Sapopema.

WhatsApp Image 2019-12-18 at 12.20.19.jpeg
Pacto assinado durante Oficina em Óbidos.

Pacto assinado durante Oficina em Óbidos.