Iniciam construções de sistemas em Costa do Aritapera
/Obras de estrutura dos fossas, banheiros e sistema de abastecimento de água começaram e devem encerrar no fim deste mês
Nesta comunidade, 10 famílias selecionadas pelo projeto serão beneficiadas. A fase de construções acontece paralelamente às capacitações coordenadas por técnicos da Sapopema que desenvolvem cursos para utilização da tecnologia, destacou a bióloga Poliane Batista.
O primeiro encontro realizado no barracão da comunidade aconteceu no dia quatro de março e possibilitou aos moradores informações sobre as regras do programa e como seria a fase de construção dos sistemas. O presidente do Conselho regional do Aritapera, Aldo Macião, explicou que a comunidade optou pelo sorteio dentre as trinta famílias para selecionar as dez que se enquadram no perfil exigido pelo MDS: "estou satisfeito porque elas precisam. Pelo menos parte da comunidade será beneficiada com o projeto"- comemora.
O sistema
O programa Cisterna faz parte da chamada pública do Ministério do Desenvolvimento Social que em Santarém é gerido pelo Projeto Saúde e Alegria. A Sapopema executa as construções na várzea e nesta segunda etapa prevê a construção de dez unidades em Costa do Aritapera, quinze em Pixuna do Tapará e quinze em Santa Maria. A previsão é que os sistemas que incluem a construção de banheiros, captação e tratamento para água da chuva encerrem em um mês em Costa do Tapará, após o período de diagnóstico e cursos de capacitação das famílias.
O presidente da Sapopema Antonio José Bentes ressaltou a dinâmica do Projeto: " é um sistema multiuso autônomo que é uma das tecnologias do MDS para captação de água de chuva para atendimento das famílias que estão vivendo numa situação de isolamento total enfrentando muita dificuldade para acessar água potável" - explica.