Instrução Normativa que regulamenta pesca no Arapixuna é revisada e segue para SEMAS
/Durante assembleia do Conselho Regional de Pesca do Arapixuna moradores aprovaram documento que segue para homologação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Sem atualizações desde 2005 os moradores da região sentiram a necessidade de rever alguns artigos da IN 189/2001 que regulamenta a pesca na região. Devido a invasão dos lagos por barcas geleiras com grande capacidade de armazenamento de pescado os itens da atual instrução normativa foram revisados para que o documento possa regulamentar novas condutas de pesca nas comunidades.
No sábado (15/03) os moradores da região do Arapixuna já haviam discutido o acordo de pesca e quais as alterações necessárias. Porém avaliaram a necessidade de um novo encontro para rever algumas portarias.
O documento foi aprovado e o Conselho Regional de Pesca vai encaminhar a documentação para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) para homologação.
Participaram da assembleia a SAPOPEMA através do coordenador Antônio José Bentes e a consultora Wandicleia Lopes, a Colônia de Pescadores Z-20 e o Vereador Jandeilson Pereira.
Lopes destacou que o encontro organiza e fortalece as ações do Conselho Seguro Defeso e que durante a assembleia o projeto Cisterna foi apresentado e normas explicadas sobre as construções contemplarão a Comunidade de São José.