Retrospectiva 2020: Manejo do pirarucu, prevenção à covid-19 na várzea, políticas públicas para pesca. Relembre as ações do ano;
/Um ano atípico para todos, 2020 nos apresentou desafios, perdas e adaptações. Nossas ações de proteção e defesa do meio ambiente, foram prioritariamente voltadas à proteção dos povos da região do Baixo Amazonas. Desenvolvemos trabalhos de prevenção à covid-19 por meio de pesquisas, ações com parceiros e campanhas educativas nas redes sociais. De forma remota, passamos a desenvolver atividades estratégicas de pesquisa para identificar as comunidades de várzea mais atingidas pela pandemia para alinhar ações para esses territórios.
Driblando os desafios impostos pelo cenário de saúde pública, somamos esforços como terceiro setor para diminuir os impactos da covid-19 nas comunidades de pescadores. Na abertura gradual dos serviços e preocupados com o sustento das famílias manejadoras de pirarucu do PAE Tapará, organizamos com os pescadores e parceiros, duas edições da Feira do Pirarucu de Manejo do Pará.
Em todas as ações contamos com o apoio de parceiros institucionais, resultando no beneficiamento das populações atendidas em cada projeto. Confira um pouco do que fizemos neste ano:
Tecnologias de água e saneamento são entregues aos moradores da várzea através do Programa Cisterna
A vida ficou melhor depois da conclusão das obras nas comunidades ribeirinhas, que apesar de rodeadas de água, não possuíam liquido em condições de consumo. "Era ruim que a gente ia buscar água no Amazonas [rio] e eu tenho problema de hérnia e tive derrame" - contou o morador de 51 anos, Leontino Pereira do Tapará Grande.
Pescadores de Aveiro e Itaituba elaboram protocolo de Consulta, Livre, Prévia e Informada
Em várias oficinas, os moradores dos municípios localizados no Oeste do Pará, foram capacitados para o uso da metodologia de elaboração de protocolo de Consulta. Veja mais aqui.
Moradores da várzea recebem máscaras de proteção para prevenir covid-19
Mais de duas mil máscaras laváveis foam distribuídas para comunidades da várzea. Elas foram confeccionadas através da parceria entre a Sapopema, Colônia de Pescadores Z-20 e o projeto sóciocultural Samaúma, entidade que atua no atendimento à terceira idade com apoio da Norad e Tinker.
As máscaras beneficiaram moradores das comunidades dos PAEs: Ituqui, Aritapera, Tapará, e Urucurituba, atendendo as comunidades de Aracampina, Costa do Aritapera, Água Preta, Correio do Tapará, Santa Maria, Tapará Miri, Costa do Tapará, Tapará Grande, Pixuna do Tapará, Campos do Urucurituba, Campos do Aramanaí e Igarapé do Costa.
Documento elaborado por entidades da sociedade civil organizada é entregue ao prefeito com pedido de medidas urgentes no enfrentamento à Covid-19 em Santarém, Oeste do Pará
Trinta e oito instituições como STTR, Cáritas Brasil, Projeto Saúde e Alegria, Fase, Mopebam, Sapopema, CPP, Sindsaúde, OAB, dentre outras pediram esclarecimentos e apresentaram reivindicações;
Grupo de Trabalho do Baixo Amazonas apresenta propostas no Plano de Desenvolvimento da Aquicultura do Estado do Pará
Através de reuniões online, membros do GTPBA que elaboraram Plano de Desenvolvimento da Pesca e Piscicultura do Baixo Amazonas, enviaram à Sedap considerações em documento conforme abertura de propostas de melhoria;
Aumento de casos da Covid-19 na várzea preocupa Colônia de Pescadores e entidades de pesquisa
Um levantamento da Sapopema e Colônia de Pescadores Z-20 buscou conversar com os pescadores para entender a realidade de cada comunidade, as dificuldades, os casos suspeitos, como (e se) estão praticando a pesca no período de pandemia. Os depoimentos indicaram a necessidade de ações estratégicas e união de entidades da sociedade civil e do poder público.
Campanha de prevenção
Preocupada com a rápida ação do vírus nas comunidades, a Sapopema lançou uma campanha de conscientização ao público ribeirinho através de linguagem clara nas redes sociais. Por meio de cards para Whatsapp, Facebook e Instagram as artes buscaram de maneira lúdica, o destacar os cuidados necessários aos ribeirinhos para evitar contaminação da doença.
Grupo de Trabalho prepara ação de apoio às comunidades ribeirinhas impactadas pelos altos índices de casos de covid-19
Projeto Saúde e Alegria, Sociedade Para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente - Sapopema, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém - STTR, Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa, Federação das Associações de Moradores e Comunidades do Assentamento Agroextrativista da Gleba Lago Grande - FEAGLE e Colônia de Pescadores Z-20 se articularam para apoiar as famílias das regiões com maior índice de casos positivos.
Impactos da covid-19 nas comunidades de pescadores em Santarém, Pará
Levantamento de informações referentes aos impactos da pandemia COVID-19 nas comunidades ribeirinhas do município de Santarém priorizou as comunidades de pescadores com enfoque na atividade da pesca realizada por seus moradores. A pesquisa foi realizada por pesquisadores da SAPOPEMA (Sociedade para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente), UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará) e EII (Earth Innovation Institute) em parceria com a Colônia de Pescadores Z-20, através de entrevistas aplicadas aos coordenadores de Núcleos de Base da Colônia de Pescadores Z-20 das regiões do Arapixuna, Aritapera, Ituqui, Urucurituba, Tapará, Maicá, Lago Grande do Curuai, Arapiuns, Tapajós, e núcleos de pescadores da cidade e Agentes Comunitários de Saúde de várias regiões nos meses de maio e junho. Também foram compilados os dados oficiais das Secretarias Municipais de Saúde (SEMSA) e de Meio Ambiente de Santarém (SEMMA).
Expedição distribuiu mais de dois mil kits de higiene e proteção no Baixo Lago Grande e Arapixuna em Santarém
União de várias entidades resultou na distribuição de mais de dois mil kits de higiene e proteção para famílias da várzea e terra firme. Foram mais de quarenta comunidades atendidas nas duas regiões por meio da parceria com o Projeto Saúde e Alegria, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Santarém, Ufopa, Colônia de Pescadores Z-20 e Feagle;
Comunidades da várzea recebem 15 ton de kits de higiene e proteção para prevenção da covid-19
Expedição para entrega ocorreu no período de 11 e 12 de agosto e beneficiou mais de 2.400 famílias;
Entidades do Oeste do Pará enviam propostas para o Plano Estadual de Desenvolvimento da Pesca da SEDAP
Municípios do Baixo Amazonas enviaram três propostas distintas. A primeira, uma síntese do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e Piscicultura feito pela Sapopema, Earth Innovation Institute – EII, Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, Mopebam, Comissão Pastoral da Pesca – CPP e Colônia de Pescadores e Pescadoras Z-20; A segunda, resultado de oficinas lideradas pelo Mopebam com envolvimento direto de 44 lideranças dos pescadores das Colônias dos municípios de Juruti, Prainha, Óbidos, Oriximiná, Alenquer, Aveiro, Santarém, Faro, Curuá, Itaituba, no Baixo Amazonas, e por fim, um documento coordenado pela Colônia de Pescadores reuniu respostas dos pescadores de trinta e dois núcleos de base da entidade sobre as dez medidas para o desenvolvimento da pesca no Estado.
Iniciativas de conservação do pirarucu localizadas na região do Baixo Amazonas pretenderam garantir o estoque pesqueiro. Para incentivá-las, organizações promoveram campanha junto a restaurantes, feiras, mercados e população;
Feiras do Pirarucu de Manejo do Pará possibilitam venda direta dos manejadores em Santarém
1ª Feira do pirarucu de manejo do Pará vendeu 1 tonelada de peixe em Santarém. Segunda edição do evento contou com 2 ton.
Campanha lançada em Santarém, alerta para risco da pesca predatória
Campanha de incentivo à obediência do período do defeso, compreende fixação de cartazes em restaurantes e feiras; e compartilhamento de card nas redes sociais;
Seminário virtual debate construção dos planos de desenvolvimento da Pesca e Aquicultura no Estado do Pará
Na última terça-feira (15/12), Sapopema e Mopebam realizaram o evento online que contou com a presença de pesquisadores, lideranças dos movimentos dos pescadores e aquicultores, gestores e Organizações Não Governamentais;