Entrega de tecnologias de água e instalação sanitária em São José no Arapixuna, marca conclusão de 225 sistemas em áreas ribeirinhas

Trinta famílias receberam oficialmente tecnologias do Programa Cisterna, executadas na comunidade São José do Arapixuna pela Sapopema;

IMG_1094.JPG

A vida de cerca de duzentas pessoas de trinta famílias na comunidade São José mudou significativamente nos últimos dias. Com a conclusão das construções de banheiros e tecnologias de captação de água da chuva com sistema de coleta e armazenamento, os moradores afirmaram que o momento é de muita alegria: “Pra nós foi uma bênção. Principalmente aqui na minha casa que eu tenho a minha mãe de 91 anos. Ter um banheiro do jeito que nós ganhamos é uma coisa maravilhosa. Estou feliz e muito agradecida por todos que lutaram pra que esse projeto chegasse até a gente” - contou a presidente da comunidade, Raimunda Margarida dos Santos, uma das beneficiárias da comunidade que teve todos os moradores contemplados pelo programa. 

As tecnologias construídas pela Sapopema e geridas pelo Projeto Saúde e Alegria através do Programa Cisterna possibilitaram mais dignidade para os moradores que utilizavam fossas rudimentares. “A gente não tinha água de qualidade, um banheiro adequado. Todo tempo a gente tinha que estar renovando nosso sanitário. Hoje em dia não. Melhorou muito porque é mais higiênico. Eu me sinto muito feliz com o que está acontecendo hoje comigo na minha comunidade” - disse Daniela Azevedo, moradora da comunidade. 

IMG_1010.JPG

As obras em São José iniciaram em outubro de 2020 com uma grande operação logística para desembarcar materiais de construção e transportá-los até os locais das obras. A comunidade possui uma dinâmica diferente das demais, por possuir imóveis distantes uns dos outros. Segundo Antônio José Bentes, da coordenação da Sapopema, a comunidade sofreu por muito tempo com falta de água, porque uma obra dessa natureza configura um alto custo de implantação: "É um momento importante porque finaliza uma estratégia de captação de recursos com parceiros como o Governo Federal e organizações locais. A conclusão do sistema de água em São José é também esse momento que fecha o processo de captação de água nos Projetos de Assentamento Agroextrativista (PAEs) de várzea”.

IMG_1038.JPG

Com esta entrega, a Sapopema conclui obras em onze comunidades de cinco PAEs: PAE Urucurituba - Campos do Urucurituba, Campos do Aramanaí, Igarapé do Costa; PAE Aritapera  - Costa do Aritapera; PAE Tapará - Correio do Tapará, Santa Maria, Costa do Tapará, Tapará Miri, Tapará Grande; PAE Ituqui  - Aracampina e PAE Lago Grande  - São José. "Além de São José que é uma área de terra firme, a gente executou em mais dez comunidades da região de várzea. Foi uma experiência piloto principalmente na área de várzea onde são praticamente inexistentes projetos direcionados ao saneamento e de acesso à água potável” - ressaltou a Bióloga da Sapopema, Poliane Batista.

O Projeto Saúde e Alegria é credenciado como gestor do Cisterna na região desde 2017. Segundo o responsável pelo Programa de Água do PSA, Carlos Dombroski, 1.195 famílias foram beneficiadas em 55 comunidades nos municípios de Santarém, Belterra e Itaituba. “Comunidades mais distantes que nós nunca imaginávamos que um dia pudesse chegar água encanada nas residências hoje é uma realidade. Aqui a comunidade São José dentro de todo esforço tem água de qualidade, banheiros aparelhados” - afirmou.

A entrega foi realizada durante cerimônia alusiva aos 360 anos de Santarém. A programação celebrou a conclusão do sistema de abastecimento que contempla ainda um poço de 80 metros de profundidade e um elevado com três caixas de cinco mil litros cada, além de três mil metros de rede de distribuição, construído através da parceria com a Prefeitura Municipal. “A Semap ficou responsável pela perfuração do poço e uma parte da execução da rede de distribuição de água. É uma satisfação enorme pra gente tanto essa parceria com São José como outras que tem acontecido. E assim a gente espera poder continuar essa parceria para levar água de qualidade para as pessoas do município” - explicou o Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Bruno Costa. 

IMG_1107.JPG

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, acompanhou a cerimônia e falou sobre a parceria: “A gente fica feliz em Santarém ter uma maturidade e uma consciência do quanto é importante a união de forças, todo mundo trabalhando conjuntamente com o objetivo de fazer pelas pessoas”.

A iniciativa contou com a atuação dos moradores que durante a execução das obras contribuem coletivamente para as construções. "É uma coisa de grande importância porque o sonho faz com que aconteça e pra ser realizado tem que ser assim. Os moradores se envolvendo, se ajudando, com parceria pra conseguir implantar e realizar o sonho e o projeto" - disse o presidente do Conselho da Região do Arapixuna, Raimundo Pereira.

IMG_1012.JPG

“É motivo de muita alegria. Tem muita água na comunidade mas não é água de qualidade. A gente fica muito feliz principalmente quando a mulher, dona de casa, chefe de família, tem esse momento de resultado quando traz um grande empreendimento pra comunidade” - Edilena de Oliveira - da diretoria da Feagle.

“É gratificante as pessoas terem uma qualidade de vida melhor. Água potável para todas as famílias” - João Mário - Diretor Colônia de Pescadores Z-20.