Equipamentos para armazenamento e beneficiamento do Pirarucu são doados à comunidades do Tapará
/Manejadores de Costa do Tapará, Tapará Grande, Tapará Miri e Santa Maria do Tapará receberam caixas térmicas de inox, mesas de Inox, facas para carne, chairas profissionais e fogões portáteis na última quinta-feira (08);
O manejo de base comunitária tem sido desenvolvido na região do Baixo Amazonas desde o início dos anos 2000. Comunidades em parceria com entidades não governamentais têm somado esforços para gestão sustentável dos sistemas pesqueiros locais com enfoque no pirarucu. As comunidades Costa do Tapará, Tapará Grande, Tapará Miri e Santa Maria do Tapará, que desenvolvem o manejo do pirarucu e são assessoradas pela Sapopema, receberam mais um apoio para fortalecer as ações de conservação.
O pirarucu é uma espécie de alto valor econômico, entretanto, os investimentos para implementação e execução do manejo do pirarucu também são elevados. Os pescadores dedicam tempo em reuniões, vigilâncias, monitoramento dos estoques, contagens de pirarucu, captura individual ou coletiva e gastos com comercialização.
Na estratégia de fortalecer ações para melhorar a renda dos manejadores, uma campanha liderada pela Sapopema, Sebrae e Colônia de Pescadores Z-20 e apoiada pelo Mopebam, Ufopa, Sedap, Semap, CPP, EII e Tinker busca dar continuidade à estratégia de valorização do pirarucu que começou em 2018 com a realização de capacitações em empreendedorismo, rodadas de negócios, cursos de filetagem e manipulação.
Nesta fase, a Sapopema com seus apoiadores têm oportunizado instrumentos para garantir a melhoria da condição de armazenamento e beneficiamento do peixe, já preparando os pescadores para novas edições de Feiras do Pirarucu de manejo do Pará.
As comunidades receberam caixas térmicas de inox, mesas de Inox, facas para carne, chairas profissionais, fogões portáteis.
"A SAPOPEMA está retomando a agenda de 2021 com os parceiros para o fortalecimento da cadeia produtiva do pirarucu de manejo das comunidades do PAE Tapará no Município de Santarém. Na última quinta-feira, dia 08/07/2021, realizamos a entrega de alguns equipamentos para auxiliar as comunidades no armazenamento e beneficiamento do Pirarucu para atendimento das exigências de mercado, sobretudo aquelas ligadas a qualidade da produção. Dentre os equipamentos entregues estão caixas térmicas para armazenamento do pescado, mesas em inox para o beneficiamento e um conjunto de facas com afiadores. Inicialmente as comunidades beneficiadas foram Santa Maria, Tapara Miri, Costa do Tapará e Tapará Grande. A perspectiva é que esses materiais possibilitem melhores condições aos pescadores para ofertar cada vez mais um pescado de melhor qualidade e os cuidados de higiene necessários” - esclareceu Antônio José Bentes, da coordenação da Sapopema.
A pesca representa 40% da renda na economia familiar dos moradores da várzea do Baixo Amazonas, empregando em torno de 111.000 pessoas que são responsáveis por 65% da captura total.