Projeto inicia capacitação para pescadores em Juruti, PA
/Pescadores artesanais do município estão participando de oficinas de empreendedorismo, custo de produção, manipulação de pescado, manejo sustentável e recursos online para comercialização do peixe;
Um projeto realizado pela Sapopema em parceria Colônia de Pescadores Z-42 de Juruti e apoio da Alcoa, está possibilitando à pescadores associados à entidade, agregar valor à produção local do pescado a partir de oficinas para melhorar a renda e aumentar a defesa dos recursos pesqueiros por meio do manejo comunitário. O objetivo das capacitações é conscientizar os pescadores sobre a necessidade de preservação do pescado e disseminar técnicas e conhecimentos que agreguem renda através da sustentabilidade.
“As ações do projeto visam promover novos conhecimentos sobre a cadeia produtiva da pesca para o pescador, ampliação de mercado, novos canais de comercialização e componente do manejo da pesca e de uma prática de pesca sustentável. Uma das capacitações foi de produção sustentável do pescado. Através dela, os pescadores foram conscientizados sobre a necessidade de preservar o pescado, obedecendo à legislação e aos procedimentos direcionados à atividade da pesca para agregar valor ao produto” - esclareceu a bióloga da Sapopema, Poliane Batista.
O projeto executado contempla capacitações de empreendedorismo, custo de produção, manipulação de pescado e ferramentas online para atividades da pesca. Em 05 e 06 de julho, pescadores participaram de oficina para utilizar o WhatsApp nas vendas. Na terça-feira (27/07), integraram a oficina “Produção sustentável de pescado”.
"Foi muito válido até por causa dos conhecimentos que os nossos pescadores não tinham sobre o manejo, principalmente do pirarucu. Eu acredito que de agora em diante eles vão ter uma outra visão da importância do peixe na nossa região. De não matar o peixe fora de época porque ele sabe que vai ter um prejuízo pro meio ambiente e para as comunidades. O manejo é uma forma de educar as pessoas e sensibilizar do que pode acontecer no futuro. Pessoas que participaram do curso já me procuraram pra fazer parte do grupo e eu acredito que foi muito importante para essas famílias” - contou o presidente da Colônia Z-42, Renato de Melo.
O projeto
A atividade pesqueira é muito influente e fundamental na geração de renda para muitas famílias na região do Baixo Amazonas, como o município de Juruti, Oeste do Pará. No entanto, o trabalho desenvolvido por estes pescadores segue a tradição repassada por seus pais ao longo de anos. Faz-se necessária a adoção de novos procedimentos, visando o enfrentamento à covid-19, e a garantia da saúde dos pescadores e do consumidor final, através de cuidados adotados antes e durante a manipulação do pescado.
A pandemia do coronavírus também acentuou a necessidade de digitalização de quem desenvolve alguma atividade econômica, desta forma é necessário que os pescadores possuam capacitações voltadas para a otimização do uso de recursos como as mídias sociais, no intuito de ampliar os canais de vendas e o contato com seus clientes/consumidores e assim garantir a manutenção das vendas do seu pescado.