Desafios e oportunidades para iniciativas sustentáveis na Amazônia são discutidos em evento
/Encontro realizado em Santarém na última sexta-feira (05/08), propôs ‘Um Diálogo para Construir o Futuro que Queremos’, projetando o mapeamento de iniciativas sustentáveis na Amazônia
Lideranças, ONGs, pesquisadores, setor privado e público engajados em políticas, acordos e práticas sustentáveis participaram do Seminário 'Iniciativas Sustentáveis na Amazônia: um diálogo para construir o futuro que queremos’, idealizado pelo Projeto Agentes e organizado pela Sapopema em Santarém. O encontro foi uma oportunidade para trocas de experiências e conhecimentos adquiridos sobre os avanços regionais e desafios comuns que permeiam as várias iniciativas identificadas na Amazônia.
“A gente vem discutindo há tempos sobre sustentabilidade na Amazônia. Sustentabilidade na Amazônia tem solução. Nessas áreas degradadas, assentamentos familiares, a solução é implementar sistemas agroflorestais. Precisamos capacitar essa mão de obra que precisa estar preparada para a produção de mudas e manutenção, para colocar no mercado” - comentou um dos palestrantes do evento, Michinori Konagano, produtor rural de Tomé Açú há 62 anos, que conquistou espaço no mercado e tem contribuído para a multiplicação da experiência.
As iniciativas locais têm uma importante contribuição para enfrentar os problemas sociais e ambientais da Amazônia, por possuírem efeito multiplicador. Entretanto, ainda sofrem com a falta de reconhecimento e com a invisibilidade de ações locais. As constatações são fruto de resultado de pesquisas e ações desenvolvidas pelo projeto Agentes.
Eduardo Brondízio, coordenador do projeto Agentes, professor da Universidade de Indiana (EUA) e da Universidade de Campinas (SP-Brasil), destacou que o projeto tem documentado, mapeado e dado visibilidade aos sistemas agroflorestais. O evento encerra uma fase do projeto e compartilha com os atores locais, o resultado dos trabalhos realizados: "Não poderia ser mais gratificante para quem faz pesquisa, poder dividir essa pesquisa com o público em geral, colegas pesquisadores, líderes comunitários, estudantes. Nós estamos muito satisfeitos com a presença de muitas pessoas e instituições preocupadas com o meio ambiente”, conta.
Iniciativas sustentáveis têm pela frente grandes desafios e oportunidades para a próxima década. Dentre eles, superar a invisibilidade estatística, social e de comunicação (das contribuições), fortalecer redes de cooperação entre iniciativas, garantir infra-estrutura e logística compartilhada para vencer limitações regionais, possibilidade de conseguir amparo à inovação para transformação e agregação de valor e a micro e meso indústrias de base local e necessidade de conseguir apoio a verticalização de cadeias de valor: agregar valor próximo a produção.
O Seminário oportunizou importantes trocas de experiências e conhecimentos sobre os avanços regionais e desafios comuns que permeiam as várias iniciativas identificadas na Amazônia. Para a professora da Ufopa e membro da coordenação da Sapopema, Socorro Pena, foi marcado pela devolutiva de informações: “valorizar a importância da pesquisa, acreditar na ciência. Esse estudo para nós é muito importante para trabalhar com a proposição de políticas públicas voltadas para a área rural, atividades de subsistência, valorizando as diferentes atividades e projetos inovadores”, explica.