XIV Festival do Pirarucu de Santa Maria movimenta mais de 800 pessoas no PAE Tapará
/Recurso arrecadado será destinado à ampliação da sede social da Associação Comunitária de Santa Maria do Tapará (ASCOSAMTA);
No último domingo (20/10), a comunidade de Santa Maria do Tapará realizou a décima quarta edição do Festival do Pirarucu, reunindo mais de oitocentos participantes, celebrando a cultura local e promovendo o manejo sustentável do pirarucu.
Durante o evento, foram vendidos pratos à base do peixe, como ventrecha, desfiado e churrasco e cerca de 650 caixas de cerveja. Os recursos arrecadados serão destinados à ampliação da sede social, incluindo a construção de uma nova cozinha para oferecer mais conforto à comunidade. Odirlei Almeida, presidente da comunidade Santa Maria do Tapará, comentou: “O recurso será destinado à ampliação da sede social e da cozinha, para criar um espaço onde o povo se sinta bem confortável”.
O festival deste ano foi particularmente especial para a comunidade de Santa Maria, que enfrentou diversos desafios para retomar o evento após quatro anos de interrupção. “O festival do Pirarucu deste ano teve um gostinho especial, especialmente para a comunidade Santa Maria, que fez um esforço muito grande para a retomada desse importante evento para a agenda do município”, disse Poliane Batista, bióloga da Sapopema. Ela destacou a importância do esforço coletivo e da resiliência da comunidade na realização do evento, além da preocupação com a conservação do meio ambiente e o manejo sustentável dos recursos pesqueiros.
A programação incluiu a venda de peixes, além do desfile da rainha do pirarucu e apresentações de bandas regionais. A abertura oficial contou com discursos de autoridades, além de quadrangular, seresta e shows musicais, proporcionando entretenimento para todos os presentes.
Um dos pilares do festival é o foco no manejo sustentável do pirarucu. A prática de manejo comunitário integra conhecimentos tradicionais e científicos para garantir a conservação da espécie e a geração de renda para as comunidades envolvidas. Após quatro anos de interrupção devido à pandemia da COVID-19, o festival voltou a fazer parte do calendário cultural de Santarém. Em janeiro deste ano, o evento foi oficializado pelo governador Helder Barbalho, por meio da Lei nº 10.316, de 5 de janeiro de 2024, como um evento oficial do Estado do Pará.
O Festival do Pirarucu de Santa Maria foi realizado pela Associação Comunitária de Santa Maria do Tapará (ASCOSAMTA) com diversos parceiros, dentre eles a Sapopema.
Fotos: Marcos Oliveira, Poliane Batista, Luan Robson/Sapopema.