3ª Edição da Feira de Pirarucu de Manejo do Pará será realizada em Santarém
/Proposta do evento é ofertar peixe de ambiente natural manejado direto ao consumidor. Manejadores das comunidades Santa Maria, Costa do Tapará e Tapará Grande promovem terceira edição do evento
A Feira do Pirarucu de manejo do Pará será realizada em 12/11 na Praça São Sebastião e será a última oportunidade para comprar o peixe fresco, antes do período do defeso. O evento é realizado pelos pescadores e pescadoras das referidas comunidades com parceria da Sapopema, Sebrae e Colônia de Pescadores Z-20, Semap, Ufopa, Sedap, IFPA e apoio da TNC.
A intenção é oportunizar meios para escoação do pirarucu produzido na região no próprio município de origem, de forma a gerar renda para as populações tradicionais e promover o entendimento do esforço que comunitários dedicam para garantir o futuro da espécie. “É uma atividade que exige muito sacrifício. As comunidades se organizam há mais de vinte anos e possuem regras de organização comunitária para produção desse peixe. Envolve o cumprimento da cota de 30%, eles também obedecem o tamanho mínimo e cumprem o período do defeso”- explica Antônio José Bentes, da coordenação da Sapopema.
Serão comercializados diferentes cortes do pirarucu, que vão desde a miudeza, ventrecha, cortes da manta, dentre outros. Ao longo do ano, pescadores participam de capacitações para o manejo comunitário, assessorados pela Sapopema, e de formações para manipulação adequada, cursos de atendimento ao consumidor e de gestão dos negócios, ressalta a analista do Sebrae, Poliana Lages: “Essa Feira é aguardada com muita expectativa pois a cada edição é um sucesso de vendas e repercute no faturamento desses pescadores. O Sebrae apoia essa iniciativa trazendo cursos de manipulação de alimentos, oficinas para controles financeiros e de atendimento ao cliente para fazer desta feira um evento de sucesso”, ressalta.
Com a meta de fornecer peixes diretamente aos consumidores de Santarém, a atividade valoriza o esforço comunitários que se dedicam à conservação da espécie. “O evento reúne diferentes instituições em prol da sustentabilidade do manejo do pirarucu na região de várzea. Isso é muito importante porque mostra a consciência ambiental das comunidades ribeirinhas, bem como o fornecimento dessa carne nobre tão importante para a economia do nosso município”, conta o Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Bruno Costa.
Na terceira edição da feira, que se tornou um momento importante para aproximar o manejador da sociedade, os consumidores poderão conhecer mais sobre a prática do manejo comunitário e garantir peixe fresco, de ambiente natural, com a certeza de que o produto tem origem sustentável. As edições anteriores do evento demonstraram o grande potencial econômico da atividade. Para o pescador Manoel dos Santos, a adesão da população é uma forma de apoiar a iniciativa: “mostra que nós estamos no caminho certo, que é possível ter renda e preservar a espécie”.
Serviço
O quê? III Feira do Pirarucu de Manejo do Pará
Quando? 12 de novembro de 2022 a partir das 7h00
Onde? Praça São Sebastião (Barão de Santarém)