Construções do sistema de captação de água potável iniciam nesta terça (28)
/Reuniões, capacitações e outras etapas antecederam a execução do projeto 'Cisterna' que prevê a a implantação de sistema de captação de água e saneamento para 225 famílias da Várzea em Santarém. Materiais para execução dos serviços já chegaram aos PAES: Tapará, Ituqui, Urucurituba, Aritapera e Arapixuna.
As construções iniciam nesta terça (28) na comunidade Correio do Tapará e no dia (03) de Setembro em Urucurituba. Segundo o consultor da Sapopema e responsável pela instalação dos sistemas Jorge Oliveira: "duas equipes vão trabalhar ao mesmo tempo até que em 15 dias encerre a construção de todos os sistemas que estão estabelecidos para esse período.Sendo 28 sistemas individuais e 40 unidades residenciais com a expansão da água a partir microssistema em Correio do Tapará até dia 20 de setembro" explica.
As comunidades vivem a expectativa de dias melhores com a construção do Sistema pluvial multiuso comunitário para implantação de redes de abastecimento de água em comunidades rurais e o sistema pluvial autônomo que vai atender famílias isoladas.
Até então, os ribeirinhos utilizam a água barrenta do Rio Amazonas para os afazeres domésticos, consumo e outras finalidades. Com o sistema terão água limpa encanada.
Cisterna
Desde maio/2018, quando foi feita a assinatura do programa que faz parte da chamada publica do governo federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Social do Programa Nacional 'Cisterna' de apoio a capacitação de água da chuva e outras tecnologias sociais de aceso a água encontros estão sendo realizados.
O objetivo é realizar ações de captação de água e promover saneamento, uma vez que os moradores dessas áreas contempladas, não tem nenhum sistema de abastecimento. Em Santarém o programa é coordenado pelo Projeto Saúde e Alegria e executado pela Sapopema.