Colônia de Pescadores Z-20 anuncia programação das festividades de São Pedro
/Entidade prepara ações que iniciam no próximo dia 20 e seguem até o dia do padroeiro, 29 de junho
Na última segunda-feira (13), a Colônia de Pescadores Z-20 anunciou durante reunião dos coordenadores e coordenadoras da entidade, a programação da tradicional festividade de São Pedro que inicia na próxima semana.
A comemoração, que faz parte do calendário de eventos religiosos do município, começa com panfletagem na orla de Santarém e em embarcações no dia 20 de junho. A distribuição de panfletos ocorre do mercadão 2000 até o mercado modelo das 7h30 às 10h00.
No sábado (25), será realizado o Arraiá do Pedrão na noite cultural que vai das 18h às 00h na Sede da Colônia de Pescadores Z-20.
No dia 29/06, a Assembleia Geral acontece pela manhã na feira Agropecuária. A programação religiosa inicia às 15h com a carreata de translado da imagem de São Pedro da Colônia de Pescadores até a embarcação para início da procissão fluvial com saída do Píer ao lado da Feira do Pescado às 16h. Às 17h30, a procissão segue do TFT por via terrestre pela Tapajós até a praça da Matriz. Às 18h começa a missa na Igreja da Matriz. O translado da imagem de São Pedro até a sede da Colônia ocorre às 19h30.
A festividade encerra com Baile dançante no dia 29 de junho de 21h até 03h do dia 30.
Milagre de São Pedro
Padroeiro dos pescadores, o São Pedro representa um importante papel na vida dos moradores das regiões ribeirinhas que sobrevivem da pesca. Desde a implantação da colônia em Santarém, os devotos fazem homenagens ao protetor dos pescadores e ícone de humildade aos católicos.
Pescadores mais antigos da região afirmam que durante a luta para conquistar a colônia um milagre operado pelo Santo abriu literalmente as portas para a criação da entidade e marca a trajetória da colônia.
Detalhes da história na edição extra do Informativo Nacional “O Leme” de julho de 1982 que narra o episódio em detalhes.
Assista ao documentário produzido pela Sapopema, que conta fatos inéditos sobre o assunto:
Representantes de colônias de pescadores de quatro municípios participam de audiência em Brasília
Ainda durante o encontro, José Ednaldo Rocha, diretor da entidade, compartilhou aos coordenadores, as pautas discutidas durante a viagem dos representantes das colônias Z-20 de Santarém, Z-19 de Óbidos e Z-66 de Curuá e Alenquer para tratar do recadastramento e seguro defeso dos pescadores.
Audiências foram realizadas na Secretaria de Pesca e com a previdência nacional. “Um dos assuntos foi a demora na análise do seguro defeso dos pescadores. Ficaram de rever. A situação do pagamento do INSS que está sendo feito pelo KEPF. Nós estamos de acordo que o pescador vai pagar somente uma contribuição para poder assinar o seguro defeso. Audiência com a adjunta da secretaria nacional da pesca sobre a suspensão pelas portarias de vários pescadores aqui no Baixo Amazonas e Brasil todo” - explicou José Ednaldo.