Curso de monitoria e manejo de quelônios aquáticos Amazônicos é realizado em Monte Cristo, no Tapajós

Capacitação realizada pelo Ibama, contou com a parceria da Sapopema, Ufopa e prefeitura de Rurópolis

Durante cinco dias, moradores de comunidades do médio Tapajós e servidores da prefeitura de Rurópolis, participaram de formação para monitorar quelônios da Amazônia e realizar o manejo comunitário das espécies. O objetivo da ação é garantir a conservação da espécie na região.

A iniciativa é do “Programa Quelônios da Amazônia-PQA”, implementado pelo Ibama, explica o analista ambiental, Raphael Fonseca: “o curso alcançou plenamente os objetivos propostos''. Foram capacitados 20 moradores de comunidades do médio Tapajós e 5 servidores da prefeitura de Rurópolis”- diz.

A novidade neste módulo foi a inclusão do tópico de manejo de pesca, “uma demanda encaminhada por grupos de comunitários que se dedicam à atividade e que entendemos ser legítima, pois a manutenção dos estoques pesqueiros tem potencial para diminuir a pressão de captura de quelônios na região” - acrescenta Fonseca.

A SAPOPEMA, que desenvolve capacitações de manejo na região do baixo Amazonas, é uma das parceiras do projeto e participou através da bióloga Poliane Batista que contribuiu com o componente de pesca durante o encontro. A formação representa uma importante estratégia para manutenção da biodiversidade e dialoga com o princípio de proteção à natureza, estabelecidos pela instituição, conta: “O curso de monitoria e manejo de recursos aquáticos amazônicos tem como um dos principais objetivos capacitar os comunitários locais para atuarem como colaboradores e serem protagonistas das suas ações de manejo e monitoramento que são desenvolvidas aqui na região, no âmbito do programa quelônio da Amazônia. Durante os cinco dias foram repassados para os participantes informações sobre a biologia e ecologia das espécies, legislação ambiental, protocolos de monitoramento” - ressalta.

No final de julho, a capacitação será realizada na comunidade Correio do Tapará, junto ao projeto “Quelônios nas Águas”.

Capacitação foi realizada pelo Ibama com a parceria da Sapopema, Ufopa e prefeitura de Rurópolis. Fotos: Poliane Batista e Rafael Fonseca.