Folders com regras do acordo de pesca são entregues em assembleia do Conselho Regional do Lago Grande. Acesse;
/Promovida no ultimo sábado (19/10) a Assembleia do Conselho Regional de Pesca do Lago Grande foi um encontro importante, focado na preparação para o período do defeso. Comunidades da região do Lago Grande do município de Santarém se reuniram para discutir as estratégias para a conservação dos recursos pesqueiros. O evento contou com a presença do Sindicato dos Pescadores, da Colônia de Pescadores Z-20, SAPOPEMA e TNC.
Durante a assembleia, foram entregues folders com as principais regras estabelecidas no acordo de pesca do Lago Grande, abrangendo os municípios de Santarém, Juruti e Óbidos. O acordo, homologado pelo Estado em junho de 2023, é um instrumento crucial de ordenamento pesqueiro e reflete o compromisso dos pescadores e pescadoras em adotar práticas sustentáveis e assegurar a continuidade dos recursos hídricos.
Wandicleia Lopes, coordenadora geral da Sapopema, destacou a importância deste momento: "A entrega dos folders simboliza o compromisso e a responsabilidade das comunidades com a sustentabilidade. É inspirador ver todos se apropriando das novas regras e trabalhando juntos pela conservação."
A assembleia também ressaltou a importância do conhecimento compartilhado e da união entre as comunidades. As trocas de experiências e estratégias reforçaram a necessidade de um manejo pesqueiro eficaz e sustentável, assegurando a conservação do Lago Grande.
Acesse na íntegra o folder com as principais regras [Clique na imagem para baixar a versão completa]: