Nota de solidariedade

As lideranças Extrativistas Edilson Silveira, Vice-Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais-STTR  e membro do Conselho das Populações Extrativistas -CNS e também sua Companheira atual Presidente da Federação das Associações e Comunidades do Assentamento Agroextrativista da Gleba Lago Grande- FEAGLE Rosenilce dos Santos vitor estão passando por uma onda de ataques e ameaças de morte em evidente represália à atuação em defesa do Projeto de Assentamento Agroextrativista PAE Lago Grande em Santarém-PA, as lideranças lutam na defesa das florestas, rios, igarapés do Bem Viver, além de ameaças e tentativas de intimidação também acontece com amigos e familiares, e ainda a tentativa de humilhar e desmoralizar a luta das nossas lideranças.

Edilson Silveira, tem sido, na última década, uma das vozes do seu povo na tenaz luta pela titulação coletiva do PAE Lago Grande que espera pelo Contrato de Concessão do Direito Real de Uso (CCRDU), Titulação Coletiva que o território espera há 19 anos, tem sido resistência ao avanço da mineração predatória nesse território e de projetos de infraestrutura, logística, desmatamento, e ao agronegócio, que ameaçam as populações de toda Amazônia. Por conta de sua luta incansável na defesa dos direitos das comunidades locais — e do histórico de ameaças e violências que tem sofrido, sua vida precisa ser resguardada .

Rosenilce Vitor é uma mulher, mãe, lutadora pelos direitos das populações do território do PAE Grande Grande, é a primeira mulher presidente da FEAGLE que faz gestão de 155 comunidades, digna de admiração e respeito por defender a vida, natureza e os povos da floresta. Sua luta é fundamental para a saúde de todo o planeta, e por isso a sua segurança e integridade diz respeito a todos nós.

O Território do PAE Lago Grande tem sido alvo dos projetos de morte e do discurso do “desenvolvimento”, por isso, cerca de 20 lideranças deste território estão sob ameaças de morte, a manutenção da vida e a proteção desse território depende dessas lideranças vivas.

Assim, repudiamos qualquer forma de ataque e desmoralização das nossas lideranças, e exigimos que as autoridades tomem as devidas providências.

Assinam a Nota de Solidariedade: 

Federação das Associações e Comunidades do Assentamento Agroextrativista da Gleba Lago Grande FEAGLE 

Coletivo de Juventudes Guardiões do Bem viver 

Sapopema 

Conselho das Populações Extrativistas-CNS

Fase

Co-Laboratório de Antropologia Rural e da resistência-UFOPA 

Seção Sindical dos Docentes da UFOPA-SINDUFOPA 

Grupo Mãe Terra 

ADHMA- Associação de Defesa dos Direitos Humanos e Meio Ambiente na Amazônia 

Psol

Kitanda Preta 

STTR- Santarém 

MNU-santarém

Terra de direitos 

Movimento Tapajós Vivo