Última fase do Cisterna na várzea beneficiará comunidade São José do Arapixuna com tecnologias de acesso à água e saneamento

Trinta famílias serão contempladas com as construções do Programa Cisterna que iniciam ainda em agosto;

Moradores da região do PAE Lago Grande, mais especificamente da a comunidade São José na região Arapixuna estão contentes com a notícia da construção das tecnologias sociais de acesso à água. Em reunião realizada no dia 22 de agosto, seguindo os protocolos de saúde, foram definidas as regras das obras e o planejamento dos serviços.

Comunidade São José, Arapixuna. Foto: Antônio José/SAPOPEMA

Comunidade São José, Arapixuna. Foto: Antônio José/SAPOPEMA

Uma equipe técnica composta pelo Projeto Saúde e Alegria (gestor do programa na região), Sapopema (executora dos serviços) e Colônia de Pescadores Z-20 explicou aos moradores como será feita a condução dos trabalhos que compreendem a execução dos sistemas. “Foi muito proveitoso e é mais benefício, mais água e mais saúde para todas essas famílias da nossa região” – contou o gestor do Programa de Água do PSA, Carlos Dombroski.

Com essa atividade, a Sapopema entra na última fase do trabalho de construções, explica o coordenador, Antônio José Bentes: "Até agora foram beneficiadas 184 famílias de um total de 225 com sistemas de captação de água da chuva e de captação por meio de poços artesianos e que também receberam as unidades de saneamento que envolvem a construção de instalações sanitárias que ajudam as famílias a viverem com maior comodidade e dignidade na várzea".

Para os beneficiários, o anúncio das construções é motivo de alegria e esperança, uma vez que a região sofre há anos com ausência de água de qualidade: “As comunidades dessa região no verão ficam com uma água sem condições de uso. E essa água vai restabelecer até as forças das pessoas que no verão tem que trabalhar tanto. Nós somos muito gratos” – comentou José Maria da comunidade São José.

WhatsApp Image 2020-08-22 at 20.25.44.jpeg

O presidente da associação de moradores comunidade São José, Região de Arapixuna, João Carlos Pinto ressaltou a satisfação da comunidade em ser uma das beneficiadas do programa na região: “Nós estamos visando daqui pra frente uma perspectiva de termos um projeto muito bem situado aqui na comunidade. Há muito tempo a gente vinha lutando e hoje através da Sapopema e do Projeto Saúde e Alegria nós estamos ganhando esse projeto aqui. Pra gente é uma vitória muito grande, uma alegria para os comunitários”.

O programa

Tecnologias sociais de acesso à água. Foto: Poliane Batista/Sapopema.

Tecnologias sociais de acesso à água. Foto: Poliane Batista/Sapopema.

Desde 2018, quando foi assinada a chamada pública do projeto do Ministério da Cidadania através do programa Cisterna, a Sapopema vem executando os serviços na região da várzea. O objetivo é realizar ações de captação de água e promover saneamento, uma vez que os moradores das áreas contempladas, não possuem nenhum sistema de abastecimento. Em Santarém o programa é coordenado pelo Projeto Saúde e Alegria e executado pelas Organizações Não Governamentais Sapopema, Asproc e Somec em diferentes regiões.

A Sapopema concluiu e entregou obras nas seguintes comunidades com respectiva quantidade de beneficiários:

  • Correio do Tapará - 40

  • Costa do Aritapera  - 10

  • Tapará Miri - 56

  • Santa Maria-  15

  • PAE Urucurituba- 28

  • Tapara Grande - 10

  • Costa do Tapara-  15

  • Aracampina/Ituqui- 10

“As ações do projeto Cisterna têm sido muito importantes para criar condições dignas de higiene e saneamento nas comunidades da Várzea que ajudam a prevenir contra a contaminação do coronavírus que neste momento avança para a zona rural do município. Além disso, é um trabalho que tem contribuído para fortalecer as organizações dos pescadores nos conselhos regionais de pesca, os acordos de pesca e levado dignidade às comunidades”- enfatizou Bentes.

Cisterna (4).jpg